...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pró-Reitor participa de reuniões com FINEP e CAPES

Nesta semana, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, participou de reuniões externas com duas das mais importantes agências de fomento de nosso país, a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Em visita a FINEP, o Pró-Reitor esteve em reunião com o Sr. Ricardo Rosa (Chefe do Departamento de Infraestrutura das Universidades – DUN3), e o analista de projetos Caio Xavier, o encontro teve como pauta a liberação de recursos aprovados pela UERN através de Editais. Segundo Pedro Fernandes, o Sr. Ricardo Rosa definiu como prioridade a liberação dos recursos que por ocasião da LDO2011 isso ainda não aconteceu. A previsão é que ainda em julho de 2012 tenhamos esses recursos que somam 1.6 milhão e estão destinados para construção de um prédio para o Mestrado de Ciência da Computação e uma biblioteca para o Mestrado de Letras.

Já em Brasília, o professor Pedro Fernandes e o Prof. Robert Verhine (Pro-Reitor de Pós-graduação da UFBA), vice-coordenador e coordenador, respectivamente, representaram a Região Nordeste, na condição de membros do Diretório Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação -DN/FOPROP. Das 9:30 as 13:40, no prédio da CAPES, o DN/FOPROP se reuniu e discutiu sobre Iniciação Científica, Ciências sem Fronteiras, SBPC, Programas de Pós-graduação e Bolsas, incluindo as de coordenadores, revalidação de títulos de Mestrado e Doutorado, Minter e Dinter, estatuto do FOPROP, dentre outros pontos. Às 15 horas, o DN/FOPROP se reuniu com o Presidente da capes, Prof. Jorge Guimarães, e os diretores desta agência: de Avaliação, de Ensino a Distância, de Programas e Bolsas, de Relações Internacionais, de Tecnologia da Informação e de Educação Básica. A reunião durou até as 18:30 e lá o Presidente da CAPES apresentou o novo diretor de Programas e Bolsas, Prof. Márcio de Castro Silva e Filho. Também falou da necessidade urgente de mudança na carreira docente e que as IES somente devem efetivar, para o cargo docente, quem possuir doutorado e, em alguns casos, mestrado. Em outro caso, que façam contratos temporários. Com o pragmatismo inerente aos participantes, vários outros assuntos foram discutidos.

Obs.: Informações enviadas pela PROPEG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support