Primeiro dia de apresentações é marcado por comédia e grande público

O FESTUERN 2014 teve início na última segunda-feira (13) e segue com apresentações teatrais à tarde e à noite. No segundo dia de evento, 5 escolas subiram ao palco do Teatro Dix-huit Rosado e mostraram seu talento. Mais de 700 expectadores lotaram as dependências do teatro e assistiram a muita comédia e magia. O maior festival teatral escolar do Rio Grande do Norte é um dos maiores do Brasil e neste ano conta com a participação de 30 escolas e aproximadamente 600 alunos, que integram seus elencos. Os diretores artísticos de algumas escolas falaram sobre a participação das suas respectivas escolas no evento.

“O ano passado ficamos entre as cinco melhores escolas, esse ano queremos chegar mais longe”, destacou Haroldo Silveira, Diretor artístico da Escola Municipal Manoel Alves Bezerra. A escola participa do evento pelo segundo ano e apresentou a peça “A árvore do manguezal”, encenada por 7 alunos. Já a Escola Municipal Padre José Luiz, de Pendências, participa do festival desde o ano de 2006 e em 2014 apresenta “O fantástico mistério de feiurinha”. “Fomos campeões o ano passado e para a peça deste ano estávamos ensaiando desde fevereiro, esperamos fazer uma boa apresentação e quem sabe ganhar novamente”, ressaltou o Diretor artístico da escola, Alexandre Costa.

A Escola Estadual Eliseu Ventania participa desde a 4º edição do FESTUERN, já venceram duas edições do festival, este ano encenaram a peça “Sua Suna, seu trabalho”. “É uma peça inspirada no estilo de Ariano Suassuna, temos como enredo um embate entre a cultura popular e erudita”, afirmou a Diretora artística Daisy Fernandes. No período da noite mais duas escolas entraram em cena. A Escola Municipal Sebastião Ferreira de Pendências, que participou do festival pela 4º vez e apresentou o espetáculo “Alice no sertão das maravilhas”, com 12 alunos atuando no palco. “A gente participa desde 2010, temos alunos que foram atores e hoje ajudam na produção, o que mostra a importância do evento”, enfatiza Rejane Lúcia, membro da Coordenação artística da Escola.

Finalizando a noite a Escola Estadual Presidente Kennedy encenou a “A farsa da boa preguiça”, com 17 alunos atuando, a escola tem tradição no FESTUERN, participa desde a 1º edição. “Lá na escola temos um grupo cultural de dança, a gente apoia bastante a participação dos alunos em eventos culturais e estamos mais uma vez no FESTUERN, esperamos ganhar esse ano”, conta Cláudia Madalena, Diretora artística da Escola.

O FESTUERN segue até o dia 20 de outubro, nos períodos da tarde e da noite. A entrada é apenas 1KG de alimento não perecível. O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobrás, através da lei de incentivo a cultura, a lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de educação do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Programação do FESTUERN (Quarta-feira, 15 de outubro)
14h
– A Sorte do Preguiçoso e Peixinho Encantado (Escola Municipal Pedro Alves, Pendências)
– O Apagão Cultural (Escola Municipal Maria Cleófas, Pendências)