...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Primeiro cavalo de troia para iPhone e iPad é identificado

Um especialista em segurança da Kaspersky afirma ter identificado um cavalo de troia criado para dispositivos móveis da Apple – iPhone, iPad e iPod. A praga digital estaria disfarçada como um aplicativo chamado “Find and Call” e também teria uma versão para aparelhos Android. A Apple já retirou o aplicativo malicioso da loja.
 
Ao instalar o cavalo de troia (programa malicioso que abre brechas de segurança no dispositivo onde está instalado), o aplicativo envia a lista de contatos dos dispositivos para um servidor remoto. Os dados são usados posteriormente para envio de spams via SMS. O alvo principal são usuários da Rússia.
 
Na App Store, o aplicativo não aparece mais, mas ainda é possível encontrá-lo via sites de busca.
 
Não é a primeira vez que um aplicativo “rouba” o catálogo de contatos em dispositivos iOS. Em 2008, o jogo Aurora Feint foi retirado da App Store por problemas de segurança e privacidade. O Aurora enviava a lista de contatos dos usuários para seus próprios servidores, sem usar recursos de codificação.
 
Mais recentemente, o Path, aplicativo para compartilhar posts, fotos e vídeos, também capturava dados privados dos usuários do iOS. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido e afirma ter apagado os dados coletados.
 
O “Find and Call”, ao contrário do Aurora Feint e Path, foi desenvolvido exclusivamente para roubar os dados dos dispositivos móveis – o que o classificaria como o primeiro malware para o sistema da Apple.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support