...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE ENFERMAGEM NO CAMPO É CONCLUÍDA

A primeira turma concluinte do Curso Técnico de Enfermagem no Campo participa, nesta sexta-feira (29), da Aula da Saudade e do Culto Ecumênico. A solenidade de formatura ocorrerá no próximo sábado (30), no Espaço de Eventos Limas Buffet, a partir das 19h.

O Enfermagem no Campo é um Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), através do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (PRONERA), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado (FETARN).

Nesta sexta-feira (29), a partir das 7h, antes da Aula da Saudade e do Culto Ecumênico, os 88 alunos participarão de um momento especial, com a construção de um canteiro de plantas medicinais na área central da Faculdade de Enfermagem (FAEN) – serão 200 mudas de Capim Santo, Cidreira, Camomila e Hortelã – , ervas cujas folhas são muito utilizadas pela população e que dão nome às quatro turmas concluintes.

A primeira turma de um curso da área de saúde do PRONERA no Rio Grande do Norte iniciou as aulas em abril de 2006. Durante o período de aprendizagem eles tiveram mais de 2.000 mil horas/aulas, sendo 800 em sala de aulas e 1.200 de aulas práticas e estágio supervisionado. A metodologia teórica foi aplicada na Faculdade de Enfermagem da UERN. Já o estágio foi realizado em  hospitais, unidades básicas de atendimentos, unidades de pronto socorro, de terapia intensiva e maternidades de Mossoró e região.

De acordo com o assegurador do Pronera/RN, professor Espedito Cardoso, grande parte dos alunos, mesmo não tendo concluído o curso técnico, já atua nos assentamentos rurais. “Nossos alunos desenvolvem atividades como agentes de saúde nas suas comunidades, associando o aprendizado da sala de aula e dos estágios ao exercício profissional de técnico de enfermagem nos assentamentos rurais”, disse. 

Para o superintendente do INCRA no Rio Grande do Norte, Paulo Sidney Gomes, o Projeto Enfermagem no Campo é um dos mais importantes, dos realizados pelo Pronera no Estado. “Temos relatos de verdadeiras mudanças de hábitos e melhoria da saúde das famílias assentadas. Exemplos de controle de doenças simples como a verminose, chegando à identificação e tratamento de hipertensão, hoje fazem parte do dia-a-dia dos assentamentos. Isso já é fruto da presença do aluno de Enfermagem no Campo na comunidade”, relatou Paulo Sidney.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, Maria de Fátima Caldas Mota, ressaltou o desafio de desenvolver um curso da área de saúde direcionado exclusivamente para estudantes de assentamentos rurais. “Como professora e enfermeira reconheço nesse projeto a  importância da presença de um profissional de saúde no campo. Essa primeira experiência foi excelente”, opinou. Fátima Mota informou que o resultado positivo levou os parceiros a iniciarem a elaboração de outro projeto. A expectativa é de que no próximo ano seja aberta nova turma de enfermagem, destinada aos trabalhadores rurais assentados.  

Com informações do Incra

Mais informações:
3315-2152 – FAEN
(84) 4006-2106 – Assessoria de Comunicação do Incra-RN

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support