Primeira turma de graduação EaD cola grau em cerimônia nesta quinta-feira

“Todo trabalho e empenho dos professores e técnicos-administrativos da UERN é em prol de um momento: esse! Entregar o diploma de graduados a vocês”, declarou o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, durante a solenidade de colação de grau dos concluintes dos cursos de Letras (Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola) e Serviço Social, do Campus Central e Letras – Língua Portuguesa na modalidade Educação a Distância (EaD), do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

De fato, toda cerimônia de colação de grau marca um momento importante tanto para os formandos e seus familiares quanto para a própria Universidade, que reafirma a cada nova turma de concluintes o seu papel transformador. “Nós trabalhamos com a educação que transforma. Temos profissionais qualificados que se empenham, dão o seu melhor para formar profissionais com excelente capacidade técnica e com valores fundamentais, como respeito ao próximo e ética”, frisa o reitor.

A cerimônia desta noite trouxe uma emoção especial, com a formação da primeira turma na modalidade EaD. Titular da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), o Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro enfatiza a importância do momento que marca o início de uma nova experiência de formação.

“Para a Universidade, esta é a primeira experiência de graduação na modalidade a distância, já existe uma segunda turma em andamento. E para 2020, acreditamos que a CAPES vai liberar um convênio de mais quatro cursos de licenciatura, na modalidade EaD, que já foram aprovados”, informa Giann Mendes.

A cerimônia de colação de grau teve como juramentista a graduanda Lorena Cicília Fernandes Costa e como oradora a concluinte Rosaly Ferreira da Costa Santos, que enfatizou a coragem como um sentimento que impulsiona as pessoas em busca dos seus objetivos. “É preciso coragem para ser amante do conhecimento. Tivemos força, fomos corajosos e persistentes. Foi a coragem que nos permitiu concluir mais um ciclo na nossa vida”, declara.

Paraninfa da turma, a Profª. Dra. Rivânia Lúcia Moura de Assis parabenizou os graduandos e familiares pela conquista do diploma e conclamou aos presentes que se unam em favor do fortalecimento da UERN. “Que vocês saiam daqui graduados, com o compromisso de defender a Universidade pública para todos”, frisa.

Ainda durante a solenidade, foram homenageados com a comenda do mérito acadêmico os estudantes Thássila Tamires Batista, de Serviço Social; Célia Maria da Silva, de Letras – Língua Portuguesa, na modalidade EaD; e Bruno Câmara Araújo, Letras – Língua Inglesa, que colou grau antes de sua turma em solenidade extraordinária, no dia 11 de junho de 2019, para poder assumir vaga após aprovação em concurso público.

Emocionada, Thássila Tamires Batista disse estar surpresa com o reconhecimento. Natural de Umarizal, a estudante se inspirou nos pais, ambos formados na UERN, na hora de escolher onde fazer a graduação. “Minha mãe é pedagoga e meu pai geólogo, ambos formados na UERN. Então, decidi também me formar aqui”, declara. Hoje, ela conclui a graduação, mas não deixará a UERN pelos próximos dois anos, pelo menos. “Eu já iniciei o Mestrado em Serviço Social aqui na UERN”, explica, externando a alegria de fazer parte da Universidade que oferece oportunidade de ensino público, gratuito e de qualidade para todos.