PRIMEIRA TURMA DE FOTOGRAFIA DO COMPLEXO CULTURAL DE NATAL ABRE EXPOSIÇÃO AMANHÃ

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, no Complexo de Cultural de Natal, na Zona Norte da capital, será aberta a IV Mostra Grande Angular, evento multimídia, com uma exposição individual e outra quatro coletivas de fotografia, e uma mostra de vídeo. O evento marcará a conclusão da primeira turma do curso de Fotografia do CCN.

A Mostra Grande Angular, evento que articula as artes visuais (mais especificamente a fotografia, a instalação e o vídeo) é realizada pela ZooN, organização que, há mais de 15 anos, atua no desenvolvimento de projetos sociais e culturais, que envolvem artes visuais, fotografia, cinema e vídeo. Desde 2005, a ZooN é parceira do Senac, oferecendo cursos regulares de Fotografia (em nível básico e profissional) e Vídeo Digital. Este ano, graças ao Complexo Cultural de Natal, também firmou parceria com a UERN, que administra o CCN, para alcançar a comunidade da Zona Norte, também através da oferta de cursos de fotografia.

Duas exposições coletivas serão dos concluintes da primeira turma do curso de fotografia CCN/Uern, com o tema “Zona Norte, olhares da urbanização”. As outras duas serão dos concluintes das turmas do Senac, com o tema “Fragmentos Urbanos”. A “Mostra de curtas biográficos e autobiográficos” é uma produção dos alunos do Curso de Vídeo Digital Senac/ZooN.

O fotógrafo Cícero Oliveira assinará a mostra individual, com o tema “Que os prédios não engulam os seres humanos”, e fará uma palestra na noite de abertura da Grande Angular.

“Durante o ano realizamos duas exposições, essa agora em agosto e uma no final do ano. A intenção é mostrar o trabalho que os alunos realizam nos cursos. Tanto os alunos do programa da UERN, como os do Senac. Bem como, levar ao conhecimento do público o trabalho de um profissional da terra, com o objetivo de estimular os alunos e atrair outros.

Na Zona Norte o programa da UERN é voltado para a comunidade, então a mostra também é uma forma de atrair mais jovens para o curso”, explica o professor de fotografia Henrique José.

As exposições no CCN ficarão abertas para visitação até 19 de setembro, em horário comercial.

O SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA

No dia 19 de agosto de 1839, a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo. Uma caixa escura capaz de captar e fixar o mundo “real” numa superfície. Naquele momento, o ato de fotografar parecia uma mágica. Diz a lenda que depois dessa cerimônia várias pessoas saíram em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.

Serviço:
IV Mostra Grande Angular
Abertura: 19 de agosto (Quinta-feira), às 19h
Local: Galeria do Complexo Cultural de Natal (CCN), localizado na avenida Dr. João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), Zona Norte – Natal/RN

Programação:
19h – Bate papo com fotógrafo;
20h – Mostra de curtas;
20h30 – Exposição Fotográfica.