Primeira turma de Ciência da Computação descerra nova placa e comemora os 20 anos do curso

Um momento de reencontro e celebração. A primeira turma do curso de Ciência da Computação da UERN realizou hoje (19) o descerramento da nova placa. Inserido na Semana de Ciência da Computação, o momento reuniu egressos, professores e alunos.

A turma 2002.2 homenageou o professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, atual reitor da UERN e um dos primeiros professores do curso, ao lado do professor Marcelino Pereira. A programação foi aberta com a apresentação da Escola de Música da UERN e com a palavra em ação de graças do Pe. Carlinhos Dantas. “É com muita alegria que estamos aqui para agradecer os 20 anos do curso de Ciência da Computação. A inquietação de quem pensou esse curso fez germinar muitas sementes”, afirmou Pe. Carlinhos.

Falando em nome da turma pioneira, a egressa e atual professora da UERN Cicília Maia resgatou importantes momentos ao longo desses 20 anos. “Hoje o saudosismo se espalha em cada um de nós, o sentimento é de emoção”, falou Cicília que fez questão de mencionar os nomes de todos os alunos e professores da primeira turma, fazendo uma menção especial ao professor Josildo Barbosa (in memoriam).

O reconhecimento deu o tom da fala das egressas e professoras Yáskara Menescal e Jéssica Figueiredo. “Hoje é um dia único. Passamos por muitos momentos difíceis, mas nunca deixamos de buscar nossos objetivos. Éramos 14 alunos, nossos professores estavam iniciando a carreira acadêmica, eles aprenderam junto conosco… Toda a minha formação devo a UERN”, enfatizou Yáskara. “Se hoje tenho sucesso na vida profissional e acadêmica é por causa da UERN. Nós temos que valorizar nossa Instituição”, complementou Jéssica.

Homenageado pela turma, o professor Pedro Fernandes agradeceu a lembrança e falou sobre os desafios da criação do curso. “Criamos o curso em 1998 e em 2000 seis professores foram liberados para a pós-graduação. Todo mundo se ajudava. Dez anos após a criação do curso e com a política de capacitação docente, já tínhamos o retorno com a abertura do Mestrado”, enfatizou Pedro Fernandes.

Os donativos arrecadados durante a Semana de Ciência da Computação serão doados ao Abrigo Amantino Câmara. O evento será encerrado neste sábado (20), no Partage Shopping Mossoró. Confira a programação.

Histórico do curso – A UERN criou o curso de Ciência da Computação no Campus Central no dia 21 de maio de 1998, através da resolução n° 005/98 – CONSEPE. O reitor à época era o professor José Walter da Fonseca, a FANAT tinha como diretor o professor Francisco Waldomiro de Morais e o chefe do Departamento de Matemática e Estatística – DME, departamento ao qual o curso ficou vinculado, era o professor Rafael Arcanjo Marinho. Os primeiros docentes do curso de Ciência da Computação foram Marcelino Pereira dos Santos Silva e Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Através da resolução n° 020/98 – CONSEPE, do dia 28 de julho de 1998, o CONSEPE aprova o Currículo Pleno do curso de Bacharelado de Ciência da Computação. A aula inaugural da primeira turma ocorreu no dia 10 de agosto de 1998, ministrada pelo professor Marcelino Pereira, da disciplina Introdução à Ciência da Computação. O professor Pedro Fernandes foi o primeiro Orientador Acadêmico do curso de Ciência da Computação, exercendo essa função nos anos de 1998 e 1999.

Em 2 de agosto de 2001 foi aprovado o Projeto Pedagógico do curso de Ciência da Computação, para os alunos que ingressaram a partir do ano de 1998. A comissão de elaboração do projeto foi formada pelos docentes: Francisco Chagas de Lima Júnior, Ernani Andrade Leite, Rommel Wladimir de Lima e Josildo José Barbosa da Silva, diretor da FANAT, e pelas discentes: Marilyn Christine Serafim de Oliveira e Jéssica Neiva de Figueiredo Leite. Um marco histórico para o curso foi a criação do Departamento de Informática – DI, em 22 de julho de 2003. Na reunião de instalação do DI, ocorrida em 19 de agosto de 2003, foram escolhidos o primeiro chefe e o orientador acadêmico, respectivamente, os professores Rommel Wladimir de Lima e Maximiliano Araújo da Silva Lopes.

O curso de Ciência da Computação do Campus Central da UERN conta 180 alunos egressos, bem enquadrados no mercado de trabalho, inclusive em grandes empresas de Tecnologia da Informação, e no meio acadêmico onde cerca de 50% desses entraram em programas de mestrado e doutorado nacionais e internacionais. Dos alunos egressos pelo menos nove são professores da UERN, cinco no Campus Central (Alysson Mendes de Oliveira, Carlos Heitor Pereira Liberalino, Cicília Raquel Maia Leite, Jéssica Neiva de Figueiredo Leite e Ceres Germanna Braga Morais) e quatro no Campus Natal (Camila de Araújo, Gláucia Melissa Medeiros Campos, Isaac de Lima Oliveira Filho e Lisa Cristina Silva de França Oliveira).