Primeira Feira de Adoção Animal marca o segundo dia do Senacem e Enacei

No VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional do Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (Senacem/Enacei), evento que ocorre de 09 a 11 de novembro na Faculdade de Educação da Uern, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (10), a Primeira Feira de Adoção, em parceria com o Movimento Terra de Mossoró. A feira objetiva a adoção responsável de gatos e cachorros que vivem no âmbito da universidade.

Jamilly França, bióloga e professora, é quem está à frente do movimento cuidando das necessidades dos animais, junto dos voluntários que auxiliam com alimentação, cuidados e moradias temporárias.

Ela diz que para adotar um pet, o futuro tutor precisa passar por uma entrevista em que receberá algumas recomendações, além de também assinar um termo de responsabilidade “A gente tem todos esses procedimentos para saber se a pessoa realmente quer adotar”.

Felipe Carvalho, aluno do 2° período de Ciências Sociais, é voluntário há seis meses e sempre foi preocupado com a causa animal. Ele afirma que iniciativas como esta promovem e estimulam pessoas a adotarem os animais, oferecendo um lar seguro, que é o que precisam.

“Garante para eles comida e água todos os dias, não é sempre que a gente tem doações, às vezes falta. Eles sendo adotados vão ter um porto seguro.”

Marinilson Marinheiro trouxe sua filha de 10 anos, Sara Rebeca, para adotar um gato. Ela conta que perdeu seu gato há algum tempo, mas que agora está feliz e gostou muito do novo membro da família.

O movimento entende a importância da castração para evitar problemas futuros aos tutores e pets, por esse motivo o serviço é garantido pelo movimento, que realiza a cirurgia através de parcerias com pet shops. Atualmente, eles estão com uma campanha de castração, a qual tem como meta arrecadar 1.200 reais para custear equipamentos. Os pagamentos devem ser feitos pela chave pix disponível na Página do Instagram do projeto.

Texto feito em colaboração com Maurício Barros, estagiário de jornalismo