Primeira edição do “Comunicando” aborda questões sobre discurso de ódio

“Discurso de ódio ou liberdade de expressão”. A temática que está em evidência na atualidade será tema de debate na primeira edição do “Comunicando”. O evento tem início nesta terça-feira, 26, e segue até 28 de junho, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e no Departamento de Comunicação Social (DECOM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Promovido pelos estudantes do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda, dentro do planejamento executado na agência laboratorial, o evento traz um debate sobre o discurso de ódio, “que é um tema de grande destaque e relevância para a realidade em que vivemos”, frisa a Profª. Me. Paula Zagui. Por se tratar de um tema transversal, o “Comunicando” reúne também estudantes do curso de Jornalismo e Radialismo da UERN.

“Ultimamente uma crescente onda de intolerância e discurso de ódio tem tomado conta do País. O evento abordará o combate ao discurso de ódio e à discriminação. Discurso esse que engloba todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia e outras formas de ódio baseadas na intolerância”, declara a professora.

A programação terá minicursos, mesa-redonda, oficinas, palestras e apresentações. O evento é voltado para estudantes e profissionais de comunicação e áreas afins.

As inscrições estão abertas. A taxa é de R$ 10 estudante e R$ 20 profissional. O “Comunicando” terá certificado de 10 horas/aula mais quatro horas dos minicursos.

PROGRAMAÇÃO – 1° COMUNICANDO
ABERTURA 26 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA
19h – MESA-REDONDA: Comunicação, discurso de ódio e liberdade de expressão.
Márcia Mello (Coletivo Arretadas; Colaboradora do Mídia Ninja RN e Nacional)
Marcília Mendes (Profª. Drª. DECOM/UERN)
Geilson Fernandes (Doutorando em Estudos da Mídia- UFRN)
Local: Auditório da FAFIC/ UERN

27 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA
8h – OFICINAS E MINICURSOS
* Publicidade: O papel da publicidade para a construção e desconstrução do discurso de ódio.
Profª. Drª. Juliana Teixeira
* Vídeo: A cobertura televisiva em situações de conflito
Prof. Dr. Marco Escobar
* Rimas: Versos como resistência urbana – Slams, recitais e saraus contra a discriminação.
Profª. Drª. Daiany Dantas
* “Memologia”: para sermos capazes de opinar sobre isso!
Profª. Ma. Fernanda Aragão
* “Zine Queer”: produção de revistas independentes com a temática Queer
Prof. Dr. Sandro Soares
Local: Bloco do DECOM/UERN

28 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA
8h – PALESTRA: Astroturfing, Violência e Representação em Disputas Eleitorais Virtuais.
Prof. Ms. Heitor Rezende Pinheiro (PUC/SP)
Local: Auditório da FAFIC/ UERN
14h – PALESTRA: Ruas, redes e mídias: construção de identidade política da juventude na Internet.
Bany Narondy – Mestranda em Ciências Sociais (PPGCISH/UERN)
Local: Auditório do DECOM/UERN
16h – BATE-PAPO: O discurso de ódio no universo LGBTQI com Apresentação – documentário TrasFORMAR- Por Felipe Freitas
Prof. Ms. Joseylson Fagner (DECOM/UERN)