...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Primeira datação rupestre da América do Sul é feita em sítios pesquisados pela UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entra na história como o primeiro campo de pesquisa de arte rupestre da América do Sul. Essa condição foi apontada pelo arqueólogo australiano, Robert Bednarik, que visitou laboratórios no Campus Central e sítios da região. Robert, que é um dos maiores estudiosos de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico do mundo (arte rupestre) e de arte portátil paleolítico na era do gelo, veio a convite da UERN para acompanhar de perto o trabalho do professor Valdecir Santos, do Departamento de História, que já tem catalogados 326 sítios no Rio Grande do Norte.

Acompanhado do tradutor e professor Raoni Vale Santarém, da Universidade Federal do Oeste do Pará, Robert Bednarik elogiou o trabalho que é desenvolvido na UERN, apontando o professor Valdecir como um pesquisador “extremamente gabaritado”. “Estou muito agradecido pela oportunidade de conhecer a arte rupestre do Rio Grande do Norte e de trabalhar com um professor de alto nível”, afirmou, se referindo ao professor da UERN.

O primeiro trabalho de datação na América do Sul foi realizado na microrregião de Angicos. Foram visitados os sítios da Descoberta (Fernando Pedroza); Serra do Papagaio III( Santana do Matos), Santa Cruz de Angicos (Angicos), Açude das Flores (Afonso Bezerra), Fazenda Pedra Pintada (Caraúbas) e Serrote do Urubu (Pedro Avelino).

Em visita ao reitor em exercício, Aldo Gondim, o arqueólogo disse que a UERN está no caminho importante da investigação científica de arte rupestre. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, também participou da reunião, ocasião em que fez diversos questionamentos a respeito da tecnologia e outras ferramentas no estudo da arte rupestre.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support