...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Presidente da FAPERN diz que interiorização reduz desigualdades entre capital e interior

Primeiro pesquisador da UERN a presidir a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), o professor Emanoel Márcio aponta a interiorização da Ciência, Tecnologia e Inovação como um eficiente instrumento de redução das desigualdades ainda persistentes entre a capital e o interior. Segundo ele, as instituições localizadas no interior precisam receber estímulo para criação e aperfeiçoamento das estruturas de pesquisas.

Emanoel Márcio conta que desde o início de sua gestão, em julho de 2013, as ações da FAPERN têm sido cada vez mais direcionadas na aplicação dos recursos para projetos alinhados especialmente com a interiorização da pesquisa e pós-graduação. Um dos exemplos é a construção do CT-Infra, no Campus Central da UERN. “O CT-Infra, financiado pelo FINEP, tem como objetivo construir infraestrutura de pesquisa multiusuária para ampliação e consolidação da pós-graduação na UERN”, reforça o professor, adiantando que esse é um projeto que envolve recursos de cerca de R$ 4 milhões.

Esse novo olhar da Fundação para o interior do Estado também foi lembrado pelo presidente da FAPERN pela recente aprovação – dia 29 de outubro-, de 3 projetos da UERN de Bioquímica e Biologia Molecular; Ensino e Serviço Social. Cada um com financiamento de R$ 100 mil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Congresso – A política de interiorização de pesquisa e pós-graduação foi assunto da conversa entre o professor Emanoel Márcio e o reitor Pedro Fernandes durante visita do presidente da FAPERN à Reitoria da UERN, na quarta-feira, 5.

O professor Emanoel Márcio Nunes veio convidar o reitor para o III Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizado nos dias 11 e 12 deste mês, em Natal. O evento celebra os 10 anos de criação da FAPERN e visa divulgar os resultados de pesquisas financiadas pelos diversos programas operacionalizados pela Fundação. Também pretende promover a difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado, além de socializar as políticas estaduais de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e promover a integração dos setores envolvidos com o tema no RN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support