...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PRESIDENTE DA FAPERN APRESENTA AGENDA DE CT&I PARA O RN

A Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), professora Maria Bernadete Cordeiro de Sousa, apresentou nesta quinta-feira (18), a agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)no Rio Grande do Norte. Tendo assumido o cargo em fevereiro de 2011, a professora visitou pela primeira vez a instituição como presidente da Fundação e destacou a relevância da interação entre a Fapern e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “Entendo que a Fapern é um motor para o desenvolvimento do Estado, e que nós temos um compromisso diferenciado com a UERN, já que somos instituições estaduais. A UERN precisa ter um tratamento diferenciado pela fundação, com editais diferenciados e contra-pontos para que sua participação nos investimentos em CT&I sejam ampliados”.
Um dos pontos abordados pela presidente da Fapern foram os editais que atualmente estão abertos, e dos quais os pesquisadores da UERN podem participar. Atualmente quatro editais estão abertos. São eles: Programa de Infra-Estrutura para jovens pesquisadores (PPP); Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do RN; Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM) e o Pappe Integração Inova RN. Os editais contendo todas as informações estão disponíveis no site www.fapern.rn.gov.br
A presidente da Fapern foi recebida com satisfação pelos pesquisadores da UERN. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou a importância da visita da professora Bernadete Cordeiro e da sua importância para o desenvolvimento da pesquisa na instituição. “A UERN está tendo a oportunidade não apenas de receber a presidente da Fapern, mas também de interagir e mostrar as demandas que temos aqui. O nome da professora Bernadete foi recebido com muita alegria por nós pesquisadores, pois além de gestora, ela é uma pesquisadora que conhece e entende a nossa demanda”, afirmou.
Na oportunidade, o Pró-Reitor cobrou da Fapern a simetria nos editais em relação a UERN, argumentando que a Universidade está presente em 16 municípios e muito próxima a todos os 147 municípios do Estado, levando desenvolvimento para todas as regiões do Rio Grande do Norte, e que para continuar desenvolvendo esse trabalho, é necessário apoio.
CONGRESSO – Ainda em sua visita, a presidente da Fapern anunciou a realização do I Congresso da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada entre os dias 17 e 23 de outubro. Segundo a professora Bernadete, durante essa semana, a orientação é para que sejam realizadas atividades locais. Na oportunidade, o Pró-Reitor Pedro Fernandes anunciou uma série de atividades a serem desenvolvidas neste período, entre elas, a Festuern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support