Presidente da Câmara dos Deputados recebe reitor eleito da UERN

*Com informações da assessoria do deputado Henrique Alves

O reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes, foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, nesta quarta-feira (12), em Brasília. “O deputado foi sempre muito atuante nas questões da educação. Por isso viemos nos apresentar e pedir o apoio dele para a nossa instituição”, disse o reitor, já nomeado e com posse marcada para o dia 27 de setembro.

O presidente, não só reconheceu a importância da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, como assegurou o apoio dele, como parlamentar e presidente da Câmara, para os projetos da universidade. Um deles, já em tramitação no ministério das Comunicações, é a FM Universitária.

Pedro Fernandes também conversou com o deputado sobre a proposta da Frente Parlamentar da Educação, em tramitação no Congresso Nacional, que inclui no Plano Nacional de Educação orçamento para custeio e manutenção das universidades públicas estaduais e municipais. Segundo o reitor, se a proposta for aprovada no PNE, cada universidade pública vai receber R$ 2 mil por ano por cada aluno matriculado regularmente. A UERN, com 11 mil alunos, receberia R$ 22 milhões por ano para custeio e manutenção. Esse aporte corresponde a cerca de 10% do orçamento de 2013 da universidade no valor de R$ 215 milhões.

Outros compromissos em Brasília

Além de ser recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Pedro Fernandes e os reitores Ângela Paiva (UFRN), Arimatea de Matos (UFERSA) e Belchior Rocha (IFRN), acompanhados da deputada Fátima Bezerra, entregaram na terça-feira (11) uma cópia detalhada do Projeto “Um Novo Ciclo de Expansão do Ensino de Graduação nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte” ao secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes. O objetivo é fazer um crescimento articulado do ensino superior.

Outro compromisso de Pedro Fernandes foi uma visita à sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Lá ele foi recebido por Tiago Lippold, coordenador de Infraestrutura Educacional. “Fomos conhecer os trâmites para a liberação das emendas da UERN”, afirmou o reitor eleito. A UERN aguarda a liberação de recursos de emendas da ordem de R$ 9,7 milhões, desse montante R$ 8,5 milhões serão direcionados para obras e R$ 1,2 milhão para equipamentos.