...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitura de Mossoró busca parceria da UERN para análise da folha de pessoal

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, foi recebido na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio da Resistência, pelo prefeito interino de Mossoró, Francisco José Júnior. Na oportunidade foi discutida a celebração de novas parcerias entre as instituições, dentre elas a análise da folha de pessoal do município por técnicos da Universidade.

O prefeito disse reconhecer a importância e a credibilidade da UERN, instituição que realmente nos orgulha, e que hoje foi convocada uma reunião com o Reitor e sua equipe técnica para que “possamos fechar mais uma parceria de muitas que virão”. Segundo ele, hoje, o município já está fazendo um projeto com as instituições de ensino superior e já foram definidos alguns projetos para a cidade de Mossoró.

Francisco José Júnior informa que esse primeiro projeto de fazer este trabalho conjunto com a UERN é no sentido de melhorar a situação econômica do município, já que a UERN conta com grandes técnicos em seus quadros, para a execução de mais esta tarefa. “Esta nova parceria será muito importante para a cidade de Mossoró, que irá abrir oportunidades para novos projetos. Quando assumimos a Prefeitura tínhamos maior zelo com o dinheiro público. Fizemos algumas frentes na saúde de análise mais enfática e anunciamos que faríamos uma auditoria na folha de pagamento”, lembra.

Segundo ele, a UERN pela competência e pela credibilidade recebeu este convite da Prefeitura por acreditar que com os seus resultados teremos um efeito muito satisfatório para Mossoró. O prefeito interino enfatiza que existe uma média nacional para quando é feito esse tipo de trabalho nas Prefeituras há uma economia no município de entre 2 e 3 por cento, e que esta média já impactaria uma economia de R$ 500 mil reais mensais.

De acordo com Francisco José Júnior, com a diminuição destes valores na folha de pagamento, estes recursos seriam relocados para outras áreas que merecem uma atenção especial do município. “É um benefício, que acredito, se a UERN topar, irá contribuir muito com a cidade de Mossoró. E que esta será uma das maiores contribuições que a UERN vai dar ao município, aceitando esse desafio juntamente com a Prefeitura e corrigir as distorções que houver na folha de pagamento”, aposta.

PARCERIAS – O prefeito argumenta ainda que atualmente a Universidade já é parceira e já vem dando uma grande contribuição a Prefeitura e que com mais essa cooperação vai estreitar ainda estes laços e abrir novos projetos. E citou a sua intenção de movimentar as praças hoje que contam com poucas atividades, aproveitando os estagiários do curso de Educação Física, e outra parceria que é o Projeto da Copa do Mundo, onde vai se movimentar as escolas da zona urbana e rural. “Seria com cada escola adotando uma seleção, vendo suas questões culturais, de culinárias, e uma de laboratório de monitoramento de renda e inflação. São parcerias importantes para o município”, assegura.

Já o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou a importância dessa convocação recebida da Prefeitura para que a Universidade participe da análise da folha de pagamento do município de Mossoró. “Vamos estudar essa proposta. A universidade se sente agraciada com mais essa oportunidade”, garantiu.

Pedro Fernandes lembra que quando apresentava a Carta Programa, nela constava a aproximação da Universidade ao Município, Estado e a União e “esta é mais uma ação que vem se concretizar com aquilo que a gente vinha falando da comunidade uerniana. Trazer a competência instalada para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

O Reitor narra que nesse caso em específico, o prefeito interino, Francisco José Júnior, convidou a Universidade para estudar uma proposta de auditoria de conformidade da folha. “A gente vai conversar com nossos técnicos, vamos montar uma equipe e ver a viabilidade dessa ação para podermos executar à altura daquilo que se espera da Universidade”, garante. E que a Universidade já trabalha e discute outros projetos com a Prefeitura que vão desde a área de Cursos de Formação, Residência Médica e em outros projetos de Extensão. E que agora seria uma parte mais técnica, que a UERN também deve atuar, e podemos expandir até para ações dos outros municípios.

Hoje a UERN está presente em todas as regiões do Estado. “Nós somos um ente público com uma capacidade multidisciplinar e podemos atuar contribuindo com o desenvolvimento do Estado e dos municípios. Nós teríamos inúmeros projetos com o município de Mossoró para citar agora. E devemos buscar com os outros municípios, com o Estado e com a União”, finalizou o Reitor.

O vice-reitor, professor Aldo Gondim, também participou da audiência com o prefeito Francisco José Júnior.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support