I Encontro de Estudantes da PRAE começa amanhã

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – PRAE/Uern promove a partir de amanhã, 16, seu I Encontro de Estudantes, com o tema central “O corpo e seus afetos em período de isolamento social: olhares plurais sobre o sujeito”.

Virtual, o encontro, que dura até 25 de julho, vai usar diversas redes sociais em sua realização, como Instagram, Whatsapp e Google Meet.

Vale ressaltar que, no ato da inscrição, os estudantes já receberam, como resposta, um link com a programação e a forma de acesso do evento. A Prae realizará, durante todo o evento, reenvio de convites para os e-mails informados.

Nesta terça-feira, às 15h, haverá a palestra de abertura “O corpo e a fala dos afetos”, tendo como participante o Prof. Dr. Ailton Siqueira e como mediador Erison Natecio da Costa Torres, titular da PRAE/Uern. Além disso, às 17h, no perfil da rede social Instagram da pró-reitoria, Prof. Sammarone Oliveira realiza uma live com “fit dance”.

“Diante dessa situação toda de pandemia e crise sanitária, precisamos de um tempo para repensar nossas práticas e nossas vivências, por isso resolvemos fazer esse momento”, explicou a chefe do Setor de Assistência Estudantil da PRAE, Lenna Indyara.

Assim, palestras, mesas-redondas e minicursos vão trazer uma visão multiprofissional sobre o tema, oportunizando reflexões em relação à manutenção da qualidade de vida durante o isolamento social.

Assuntos como novas propostas de orientação e acompanhamento dos estágios vão estar no norte das discussões.

“A organização está sendo leve e bem coletiva, uma vez que é um evento pensando por toda a PRAE”, disse Suênia Duarte, chefe do Setor de Esporte e Eventos PRAE.

Nas semanas do encontro, a pró-reitoria também vai proporcionar aos estudantes da Uern atividades práticas, como yoga, fit dance, funcional.

Para Duarte, há expectativa de boa participação no evento, que deve propiciar interação entre discentes, docentes e servidores da Uern.

A presença em toda a programação garante um certificado com carga horária de 20 horas/aula, mas o estudante vai poder escolher, segundo sua disponibilidade e interesse, de quais eventos vai participar, obtendo as horas proporcionais.

Gincana de encerramento

No encerramento, uma novidade: a PRAE realiza uma gincana educativa, com o intuito de proporcionar a interação dos participantes, com debates realizados pelas redes sociais. Isolamento social, pandemia, subjetividades e resiliência estão entre os temas escolhidos.

Num primeiro momento, os alunos autorizam, ao se inscreverem, o compartilhamento de seus contatos no aplicativo de mensagens Whatsapp e, com auxílio do Setor de Assistência Estudantil, vão formam grupos virtuais. Em seguida, participam dos desafios pela plataforma Google Meet.

“Alunos de todos os campi vão poder interagir”, adianta Lenna Indyara.

Ao final, a equipe vencedora escolhe uma entidade filantrópica de Mossoró para doação de cestas básicas.

Confira a programação AQUI.