PPgF promove colóquio sobre revisão de livros de Física acerca do Princípio de Pascal

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPgF/Uern) promoverá o colóquio intitulado “O Princípio de Pascal revisitado: Uma revisão crítica de livros de física do ensino superior”. O evento será nesta quarta-feira, 14, a partir das 15h, através do Google Meet.

O colóquio será ministrado pelo Prof. Dr. Dory Hélio A. L. Anselmo, do Departamento de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O palestrante apresentará dados de estudo em que faz uma revisão multicontextual e crítica de livros de física de graduação amplamente utilizados, sobre o Princípio de Pascal, e compara os enunciados nos livros com o trabalho original de Blaise Pascal.

A análise mostra que há inconsistências ao longo de quase todos os livros considerados, tanto conceitual quanto histórica. Na ocasião, serão fornecidas sugestões sobre como superar ou reparar estes inconsistências.