PPGE promove mesa-redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular na contramão do Plano Nacional da Educação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros, convida a comunidade acadêmica e geral para a Mesa-Redonda: “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: a democracia na educação em debate”, nesta quinta-feira, 27 de setembro de 2018, às 19h, no Auditório Antonio de Farias Capistrano, do Campus da UERN em Pau dos Ferros.

A mesa-redonda é parte das atividades programadas na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para a Educação Básica, ministrada no PPGE, sob a coordenação das professoras doutoras Simone Cabral Marinho dos Santos e Sheyla Maria Fontenele Macedo.

Os debatedores serão os professores doutores: Márcia Betânia de Oliveira – POSEDUC/UERN, Jean Mac Cole Tavares Santos – POSENSINO/UERN e Ana Maria Morais Costa – PPGCISH/UERN.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfihY7NQKxHjTbnlR-ObahrlfCsBW9SZdoKTkswLJPtF_66QQ/viewform

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. (Fonte: MEC)

PNE 2014/2024 – O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior. (Fonte: MEC)