...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPGE promove mesa-redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular na contramão do Plano Nacional da Educação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros, convida a comunidade acadêmica e geral para a Mesa-Redonda: “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: a democracia na educação em debate”, nesta quinta-feira, 27 de setembro de 2018, às 19h, no Auditório Antonio de Farias Capistrano, do Campus da UERN em Pau dos Ferros.

A mesa-redonda é parte das atividades programadas na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para a Educação Básica, ministrada no PPGE, sob a coordenação das professoras doutoras Simone Cabral Marinho dos Santos e Sheyla Maria Fontenele Macedo.

Os debatedores serão os professores doutores: Márcia Betânia de Oliveira – POSEDUC/UERN, Jean Mac Cole Tavares Santos – POSENSINO/UERN e Ana Maria Morais Costa – PPGCISH/UERN.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfihY7NQKxHjTbnlR-ObahrlfCsBW9SZdoKTkswLJPtF_66QQ/viewform

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. (Fonte: MEC)

PNE 2014/2024 – O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior. (Fonte: MEC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support