...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPGCISH lança três livros na próxima sexta-feira

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), lança nesta sexta-feira, 10, três livros. O evento será às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Os títulos a serem lançados são: “Chico Xavier: De jovem desconhecido a médium mais famoso do Brasil”, de autoria do professor Dr. André Seal; “A Odisseia de Si – Reconstrução do Homem em Clarice Lispector”, de Alton Siqueira; e “Linha da Unificação: reinterpretações Ayahuasqueiras na Nova Era”, do egresso do PPGCISH, Edson Luiz Rosal.

O primeiro título já foi publicado em formato de e-book, e é fruto da tese de doutorado do professor Dr. André Seal, que recebeu o primeiro lugar no prêmio Sandra Jatahy Pesavento do GT de História Cultural, da Associação Nacional de História (ANPUH). O título tem por fio condutor uma análise de Chico Xavier como portador de uma imagem autoral construída na complexa dinâmica de inter-relações entre produção, recepção e apropriação de suas obras.

A obra de Ailton Siqueira também é resultado de sua tese que foi transformada em livro. Trata-se de uma pesquisa sobre a obra da escritora Clarice Lispector para entender a complexidade da condição humana. “O livro trás, portanto, um diálogo entre a condição humana, a literatura e a Psicanálise como exercício de uma ciência humana mais próxima da lógica do sensível e do humano que habita cada um de nós. A odisseia de si é, assim, uma odisseia de todos nós que passamos pelas mesmas experiências do personagem Martim que é analisado no livro. Um convite a olharmos para os outros e para nós mesmos, seres em constantes construções de si”, afirma o autor.

Já o livro “Linha da Unificação: reinterpretações Ayahuasqueiras na Nova Era” é fruto da dissertação de mestrado de Edson Luiz, e trata do uso ritualisto da ayahuasca em um contexto de religiosidades de nova era. O ayahuasca é um chá preparado geralmente com a mistura de duas ervas amazônicas, o cipó Mariri e as folhas de Chacrona, sendo muito usada em rituais religiosos e terapêuticos com o objetivo de melhorar a percepção, a concentração e a consciência.

Na chamada Nova Era, o consumo da ayahuasca que é majoritariamente religioso passa por reinterpretações e adaptações ritualísticas, influenciados pela globalização e avanço tecnológico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support