...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPgCC desenvolve projeto de sistema de triagem inteligente e alocação de pacientes com COVID-19

O projeto “Sistema especialista multicamadas de triagem remota inteligente e alocação (SEMcTrA): triagem, sincronização e encaminhamentos para controlar a COVID-19” é um dos contemplados na lista do Resultado Preliminar do edital “CAPES – Telemedicina e Análises de Dados Médicos”. O estudo é desenvolvido em parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Trata-se da criação de um sistema especialista para triagem classificatória inteligente que permitirá, de maneira remota, a troca de informação qualificada e a comunicação estratégica entre as Unidades de Saúde. Além disso, permitirá a organização dos fluxos de tomada de decisão e o apoio à alocação de recursos para controlar, no interior do sistema público de saúde, a Covid-19. A ideia é projetar e implementar um sistema especialista para triagem, alocação de pacientes e determinação das zonas de risco.

O projeto está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPgCC) da UERN-UFERSA e será executado por uma equipe de 11 pesquisadores do programa, todos com doutorado, dois bolsistas de mestrado e dois bolsistas de pós-doutorado.

Segundo o Prof. Dr. Dario José Aloise, participou da elaboração da proposta, o projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira visa implementar a automatização inteligente dos protocolos de triagem médica para atendimento de pacientes com sintomas do Covid-19 e posteriores encaminhamentos; em seguida será implementado o ecossistema para comunicação assíncrona e síncrona a partir das recomendações da triagem inteligente.

Por fim, será o projeto irá implementar a alocação dos pacientes às unidades de saúde de forma otimizada, considerando os diferentes níveis de gravidade do Covid-19, às unidades mais próximas e/ou com melhor disponibilidade de pessoal (profissionais da saúde) e de recursos materiais (leitos, EPIs, UTIs e outros), através de técnicas de Pesquisa Operacional.

O estudo terá duração de 36 meses. O certamente da Capes integra um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para o enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support