...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pouso ocorreu na madrugada de segunda, 06/08

A missão Mars Curiosity realizou, com sucesso na madrugada do dia 06/08, o pouso em Marte do jipe que contém o mais complexo laboratório já enviado a outro planeta: o Mars Curiosity.

Lançado em 26 de novembro de 2011, após uma viagem de 570 milhões de quilômetros no espaço – que durou oito meses e meio – o Curiosity pousou com sucesso em Marte e nas próximas horas já estará realizando as primeiras operações de pesquisa.

A missão, que foi a mais ambiciosa e cara da NASA à Marte, custou o equivalente a 5 bilhões de reais, e tem como principal objetivo a busca por vestígios que comprovem ter existido – ou que ainda exista – vida em Marte.

o jipe de seis rodas e que tem o tamanho de um carro pousou na zona do monte Sharp (5.000 metros), na cratera de Gale.

A missão era considerada de alto risco, uma vez que ao contrário das sondas precedentes, o Curiosity era muito pesado (1 tonelada aproximadamente) para que seu impacto no solo fosse amortecido apenas por bolas de ar. Por isso,  os engenheiros da Nasa no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, conceberam uma espécie de “guindaste” que nos últimos segundos da descida depositou o jipe-robô, do tamanho de um automóvel, delicadamente sobre o solo marciano.

A comunidade científica e a própria NASA está em festa, pois desde 1960, mais de quarenta missões foram organizadas para estudar nosso planeta vizinho e mais da metade terminou em fracasso.

Antes mesmo do lançamento da missão Mars Curiosity, em novembro de 2011, a Rússia tentou sair na frente, enviando uma sonda que pretendia pousar numa das luas de Marte, recolher material e retornar a Terra.  A missão, no entanto, fracassou.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support