...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DEBATE MESTRADO E DOUTORADO

Começou na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, no Hotel Villa Oeste duas reuniões conjuntas: I Encontro de Planejamento e Elaboração do Doutorado em Letras e o V Seminário de Avaliação, Ação e Planejamento do programa de Pós-Graduação em Letras.

O evento que reuniu vários doutores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi aberto pelo reitor Milton Marques que fez uma explanação sobre o crescimento do número de professores pós-graduados na instituição. Ele usou como marco temporal o ano de 1978 quando só haviam graduados dando aulas e que em 1988 o salto foi para o predomínio de de especialistas e apenas 1998 começaram a surgir mestres e doutores em maior escala. “Em 2008 demos uma pausa no crescimento horizontal (criação de cursos de graduação). Aumentamos a preocupação em fazer mais cursos de mestrado. Agora estamos preocupados com a formação de doutores na política de crescimento vertical“, frisou.

Para o reitor o mérito é da iniciativa dos professores da UERN que estão empenhados em produzir conhecimento. “Graças aos nossos doutores isso está acontecendo. Eles não estão esperando os recursos do Estado. A universidade precisa estar bem perante a CAPS e do CNPQ“, acrescentou.

O diretor do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), sediado em Pau dos Ferros Gilton Sampaio, destacou o crescimento do mestrado em letras criado há três anos. “É um mestrado feito em parceria interdepartamental envolvendo vários setores da UERN. Estamos formalmente iniciando esse projeto hoje, mas os diálogos começaram há um ano“, destacou.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Pedro Fernandes fez uma palestra destacando a importância de um doutorado em letras. Ele falou que para se implantar mestrados e doutorados é preciso uma graduação bem avaliada. “Antes de a gente ter uma pós-graduação é preciso uma graduação forte. Isso não depende só de minha vontade ou da do reitor“, explicou.

Os eventos prosseguem às 14h com a palestra “Produção e Orientação Docente do Programa de Pós-Graduação de Letras: Periódicos, Livros, Projetos Financiados, Dissertações Defendidas e em Andamento” proferida pela professora Dra. Maria Edileuza da Costa. Às 16h30 será a vez de Gilton Sampaio abordar o tema “A Publicação em Periódicos Qualis A1 e A2 na Área de Letras e Linguística: das Revistas Existentes às Perspectivas de Publicação“.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support