...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pós-Graduação em Física promove defesa de dissertação nesta quinta-feira

O Programa de Pós-Graduação em Física da Uern (PPgF) convida a comunidade acadêmica e o público em geral para a defesa da dissertação “Caracterização estrutural, magnética e óptica da Silenita Bi25FeO40 dopada com Mn obtida via reação de estado sólido usando minerais”, de autoria da discente Vitória Chris Souza Silva.

A defesa ocorre no dia 14 de julho, às 14h, no Auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (Prodepe) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), no Campus Central.

Confira abaixo mais informações sobre a dissertação:

Resumo:
Amostras com estrutura silenita do tipo Bi25F eO40 dopadas com manganês (Mn) foram produzidas via reação de estado sólido, à uma temperatura de 700◦C, utilizando como precursores minérios de bismuto, ferro e manganês extraídos de jazidas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. Os difratogramas de raios X obtidos para as espécimes confirmam a presença da fase Bi25F eO40 e da fase espúria BiClO2P b, em que a primeira possui uma porcentagem em peso maior que 90%.

Curvas de histerese à temperatura ambiente indicam um aumento do campo coercitivo e diminuição da magnetização remanente com o aumento da concentração dos íons dopantes na estrutura cristalina, o que pode resultar de uma possível contribuição de fases magnéticas distintas. Os valores do fator g obtidos nos espectros de Ressonância Paramagnética Eletrônica apontam para sinais de ressonância oriundos de centros paramagnéticos de íons Fe3+.

As energias deband gap foram  calculadas para cada amostra através dos valores de absorbância obtidos por Espectrometria de UV/Visível e os resultados variaram entre 2,24 e 2,27 eV, o que indica que os compostos possuem potencial para aplicações em atividades fotocatalíticas. Análises de potencial zeta foram feitas para as amostras Bi25F eO40, submetida a tratamento térmico a uma temperatura de 600oC, e Bi25Fe(1−x)MnxO40 (BMO), comx=1, calcinada a 700C, com o objetivo de estimar a carga superficial das partículas e posteriormente aplicá-las em processo de adsorção de fármaco. Para um pH de 6,8, as amostras exibiram uma carga líquida negativa. Na adsorção, a amostra BMO apresentou uma melhor eficácia na remoção do fármaco da solução.

Palavras-chave: Minerais, Dopagem, Silenita (Bi25FeO40).

Páginas: 123
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Área: Física
Subárea: Física da Matéria Condensada
Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

Membros da banca:
Presidente – 7958 – JOSÉ ALZAMIR PEREIRA DA COSTA (UERN)
Interno – 4260 – JOÃO MARIA SOARES (UERN)
Externo à Instituição – ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA (UFERSA)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support