Pós-Graduação em Física convida comunidade acadêmica para defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Física convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação “Determinação da distância ao aglomerado Westerlund 1 usando o sistema binário eclipsante W36”, do aluno Danilo Ferreira da Rocha. A defesa ocorre no dia 30 de julho, às 14h.

Em função da pandemia do coronavírus, a defesa será realizada por videoconferência. A banca examinadora será composta pelos professores Leonardo Andrade de Almeida (orientador), Mackson Matheus França Nepomuceno (examinador interno) e Dr. Augusto Damineli Neto (Membro Externo – IAG/USP).

A defesa será realizada em sala virtual e o acesso ao público será permitido até 15 minutos após o início dos trabalhos, através deste link.

A qualquer tempo, caso a conexão do participante venha a cair durante a apresentação, o seu retorno à sala será permitido desde que utilize o mesmo e-mail do primeiro acesso.

Confira abaixo o resumo da dissertação:

Atualmente, a incerteza na medida dos parâmetros estelares domina os estudos na área da Astrofísica. A medida precisa da distância é uma delas, sendo de fundamental importância para determinação da luminosidade das estrelas, e para identificar a localização desses objetos no diagrama HR. Nesse sentido, as estrelas de alta massa são crucias, pois com suas altas luminosidades podem ser observadas em distâncias extragalácticas, i.e. da ordem de milhões de anos-luz. O

aglomerado Westerlund 1 (Wd1), localizado na Via Láctea, é o laboratório ideal para o estudo da evolução estelar, pois é um aglomerado jovem e massivo e contém dezenas de estrelas de alta massa. Dessa forma, nessa dissertação, pretendemos melhorar a precisão na medida da distância à Wd1, caracterizando o sistema binário eclipsante de alta massa W36. Para isso, vamos usar novos dados fotométricos e espectroscópico desse sistema, a lei de avermelhamento obtida por Damineli et al. (2016), e uma ferramenta que usa um gerador de curvas de luz e de velocidade radial sintéticas de sistemas binários (WILSON; DEVINNEY, 1971), implementada com um procedimento de Monte Carlo com Cadeia de Markov (FOREMAN-MACKEY et al., 2013).

Os resultados da caracterização de W36, indicam que as luminosidades de ambas as componentes são mais elevadas do que a luminosidade padrão esperada para estrelas de massas similares. Uma possível explicação para esse comportamento é o aumento da mistura interna gerada por alta rotação e interação de maré entre as componentes de W36 (de Mink et al., 2009; Almeida et al., 2015; Abdul-Masih et al., 2021).

Encontramos o valor de 3,77 ± 0,26 kpc para a a distância à Wd1, correspondendo a uma precisão de 6,90%. Esse resultado é um dos mais precisos obtidos até então, e concorda bem com distâncias obtidas por diferentes métodos, e.g. paralaxe (Davies; Beasor, 2019), observações de regiões HI (KOTHES;DOUGHERTY, 2007) e estrelas da pré-sequência principal (Gennaro et al., 2011). Para a idade de Wd1, nós obtivemos os valores de aproximadamente 6 e 5 milhões de anos para as componentes primária e secundária de W36, respectivamente. Esses valores corroboram com a idade de 4 a 10 milhões de anos prevista na literatura para Wd1, usando estrelas de diferentes estágios evolutivos.

Palavras-chaves: Estrelas de Alta Massa. Sistemas Binários. Distância. Evolução Estelar.