...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Poço artesiano é perfurado no Campus Avançado de Patu

O Campus Avançado de Patu, localizado numa região historicamente castigada pela seca, está prestes a resolver um problema que aflige a comunidade acadêmica: a falta de água.

Para amenizar o problema da crise hídrica e oferecer condições dignas aos servidores, a administração UERN vem fornecendo água mineral para consumo no Campus de Patu, porém uma solução definitiva já vinha sendo buscada junto aos órgãos de combate à seca.

Recentemente, um poço artesiano, com 52 metros de profundidade, foi perfurado no Campus de Patu e a vazão encontrada no referido poço é estimada em 500 a 1000 litros de água/hora. Por meio de esforços coletivos, com intermédio do secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, uma equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) perfurou o poço e encontrou água.

O vice-diretor do Campus de Patu, professor Aluízio Dutra, explica que o Campus amargava a deficiência de água para sua manutenção e dependia, constantemente, de carros-pipa. “Infelizmente, a primeira tentativa da SEMARH não deu certo. Contamos com apoio de várias pessoas que buscaram resolver esse problema. Soubemos que o Município de Patu havia conseguido a perfuração de poços nas comunidades rurais com o DNOCS, e isso nos aproximou. O técnico do DNOCS Carlos Sousa acompanhou a perfuração e foi muito atencioso”, afirmou Aluízio.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, afirma que, apesar da vazão de água não ser tão grande, o fornecimento de água do poço dá para suprir as necessidades do Campus e traz alívio para a comunidade acadêmica.

A Pró-Reitora Adjunta de Administração, professora Elizabeth Veiga, visitou o Campus de Patu em janeiro, para acompanhar de perto todo o processo. Agora, a próxima etapa é a instalação do poço, com aquisição de uma bomba. Também é necessário testar a qualidade da água.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support