...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Planejamento Didático Pedagógico inicia Semestre 2021.2 na Uern

Com o intuito de envolver docentes e discentes na sistematização do ensino-aprendizagem realizado de forma remota e presencial, tendo como base o resultado das experiências do período recente, foi iniciado hoje, 30, o Planejamento Didático Pedagógico do Semestre 2021.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg) apresentaram, no período da tarde, através do Google Meet, o resultado da avaliação institucional do semestre 2021.1 aos chefes de departamentos.

A primeira das três palestras programadas ao longo do evento aconteceu agora há pouco. O professor Dr. Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou o tema “Ensino aprendizagem na educação universitária: qual didática professor?”. A transmissão aconteceu no canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir, clique AQUI.

Como facilitadores atuaram a professora Dra. Mayra Ribeiro, titular da Proeg, a mestranda Patrícia de Souza Cidrack, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc), e o discente Yuri Silva Lima, da Faculdade de Direito (FAD).

O recém-iniciado semestre prevê a volta das aulas presenciais na Uern a partir de 2 de fevereiro de 2022, depois de quase dois anos de atividades remotas. Por enquanto, até o dia 23 de dezembro, véspera do recesso natalino (de 24 a 31 de dezembro), as aulas continuam de forma remota.

O vice-reitor da Uern, professor Dr. Chico Dantas, ressaltou que é hora de planejar, avaliar o que está sendo feito e as metodologias que estão sendo usadas.

“Assim como fizemos em 2020, é hora de nos reinventarmos mais uma vez. Nesse Planejamento, através das telas, estamos nos preparando para um reencontro pessoal e, como educadores, sabemos o tamanho da nossa responsabilidade”, comentou momentos antes da palestra.

A professora Mayra Ribeiro destacou que a temática escolhida para essa semana de planejamento é transversal, pensada na formação e missão da universidade.

Professor Dr. Messias Dieb, da UFC

Tratando do tema central da palestra, o professor Messias Dieb iniciou sua fala com uma série de questionamentos que todos estão fazendo atualmente nessa preparação para o retorno das aulas presenciais.

“É possível retornar com as variantes do vírus que estamos vendo com todos presentes na sala de aula? Todos estaremos seguros? O que aprendemos com o remoto e que pode ser utilizado no presencial? Qual seria o caminho para essa didática? São respostas que não temos. É preciso pensar nessas perguntas e respostas”, questionou o docente da instituição cearense.

Para a professora Dra. Meyre-Ester Barbosa, coordenadora do Fórum de Diretores, o evento é uma oportunidade para refletir as práticas e os caminhos de ação para se compreender as responsabilidades, a força do coletivo e conseguir desenvolver as atividades da melhor maneira possível, construindo e reconstruindo constantemente a prática pedagógica.

No retorno presencial é preciso ter, na visão da professora Dra. Sirleyde Dias, coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento, ainda no primeiro passo, foco no acolhimento.

“Lembrar que é um planejamento diferente, pensado em dois momentos, remoto de forma inicial, e depois presencial. É preciso pensar com muito carinho e com muito cuidado”, completou.

Yamara Santos, coordenadora do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), comentou que é preciso voltar com segurança, ressaltou a importância da vacinação e um retorno para todos seguirem juntos em defesa da Uern, uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Continuação

Dando seguimento ao Planejamento Didático Pedagógico do semestre 2021.2, na quinta-feira, 02 de dezembro, acontecem duas palestras, também com transmissão pelo YouTube.

A primeira, às 09h, abordará o tema “Acolher para incluir: O cuidado e o acolhimento como prática de uma educação inclusiva”, sob responsabilidade do psicólogo e mestre Francisco Mayccon Passos Costa. As mediadoras serão a professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e Camila Morais da Rocha, mestra egressa do PosEduc e da graduação em Serviço Social.

Marcada para às 19h, a última palestra “Ansiedade no pós-pandemia? Recursos psíquicos de enfrentamento no contexto acadêmico”, será proferida pela psiquiatra Geilne Alves Queiroz. A mediação será da mestre e psicóloga Bianca Valente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support