...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Planejamento da UERN tem como base a corresponsabilização dos segmentos

A equipe de gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) esteve reunida na tarde desta segunda-feira (29) para apresentação da Agenda de Prioridades Estratégicas Anuais da instituição para o ano de 2019.

Entre outros objetivos, a Agenda de Prioridades pretende definir as ações prioritárias e estratégicas da UERN e a respectiva corresponsabilização dos segmentos da instituição, além de incorporar nas unidades acadêmicas e administrativas a cultura de planejamento, execução, monitoramento e avaliação dessas ações.

Reitor Pedro Fernandes abriu reunião de planejamento da equipe de gestão

O reitor Pedro Fernandes abriu a programação. Ele fez uma reflexão sobre a UERN que a comunidade acadêmica queria há dez anos e a UERN que temos hoje, destacando avanços em diversas áreas, desde o reconhecimento de todos os cursos da instituição até a consolidação da assistência estudantil, com a ampliação do número de bolsas, que hoje chega a beneficiar mais de dois mil estudantes da graduação e pós-graduação. Ele também destacou a importância do empenho de cada servidor da UERN. “Precisamos entender que cada servidor dessa instituição é um gestor em potencial. Hoje temos uma instituição madura, muito do que queríamos há dez anos já alcançamos. Outras metas deixaram de ser prioritárias e outras ainda estamos buscando. É importante que todos se sintam responsáveis e protagonistas neste processo, independente de qual segmento faça parte. A UERN é uma só. Todo mundo é uma parte dela. A UERN é de todos”, afirmou o reitor.

No processo de consolidação de uma universidade cada vez mais fortalecida em sua missão, a UERN tem desenvolvido uma política de corresponsabilização na avaliação, na qual todos os protagonistas (professores, gestores, técnicos e alunos) são chamados a avaliar e planejar a melhoria da formação na busca de resultados de excelência nas avaliações internas e externas. A professora Cicília Maia, assessora da Reitoria, explicou o objetivo da Agenda de Prioridades. “Estamos exercitando e imprimindo na nossa instituição uma rotina de trabalho e planejamento alinhada com documentos institucionais internos e externos, onde ficam claras as competências e responsabilidades de cada setor, de cada órgão, de cada gestor para a materialização das ações e metas. A cada ano temos ganhado maturidade de planejamento institucional e os resultados já estamos colhendo, com a ideia da corresponsabilização de toda a comunidade acadêmica”, destaca a professora Cicília Maia, que faz parte, com a professora Mayra Rodrigues, do Escritório Setorial da Seplan.

Cicília Maia e Mayra Rodrigues entregaram a Agenda de Prioridades ao reitor Pedro Fernandes e à vice-reitora Fátima Raquel

Para uma melhor pactuação de resultados, a agenda está dividida em quatro grandes eixos: Política de Gestão, Projeto Pedagógico Institucional, Avaliação e Comunicação. Durante a reunião, também foi ressaltada a importância do Mapa Estratégico da UERN 2016-2026.

A servidora Carmem Sousa foi facilitadora da reflexão sobre o Mapa Estratégico utilizando o Life Cycle Canvas

 

Fotos: Wilson Moreno

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support