Planejamento da UERN tem como base a corresponsabilização dos segmentos

A equipe de gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) esteve reunida na tarde desta segunda-feira (29) para apresentação da Agenda de Prioridades Estratégicas Anuais da instituição para o ano de 2019.

Entre outros objetivos, a Agenda de Prioridades pretende definir as ações prioritárias e estratégicas da UERN e a respectiva corresponsabilização dos segmentos da instituição, além de incorporar nas unidades acadêmicas e administrativas a cultura de planejamento, execução, monitoramento e avaliação dessas ações.

Reitor Pedro Fernandes abriu reunião de planejamento da equipe de gestão

O reitor Pedro Fernandes abriu a programação. Ele fez uma reflexão sobre a UERN que a comunidade acadêmica queria há dez anos e a UERN que temos hoje, destacando avanços em diversas áreas, desde o reconhecimento de todos os cursos da instituição até a consolidação da assistência estudantil, com a ampliação do número de bolsas, que hoje chega a beneficiar mais de dois mil estudantes da graduação e pós-graduação. Ele também destacou a importância do empenho de cada servidor da UERN. “Precisamos entender que cada servidor dessa instituição é um gestor em potencial. Hoje temos uma instituição madura, muito do que queríamos há dez anos já alcançamos. Outras metas deixaram de ser prioritárias e outras ainda estamos buscando. É importante que todos se sintam responsáveis e protagonistas neste processo, independente de qual segmento faça parte. A UERN é uma só. Todo mundo é uma parte dela. A UERN é de todos”, afirmou o reitor.

No processo de consolidação de uma universidade cada vez mais fortalecida em sua missão, a UERN tem desenvolvido uma política de corresponsabilização na avaliação, na qual todos os protagonistas (professores, gestores, técnicos e alunos) são chamados a avaliar e planejar a melhoria da formação na busca de resultados de excelência nas avaliações internas e externas. A professora Cicília Maia, assessora da Reitoria, explicou o objetivo da Agenda de Prioridades. “Estamos exercitando e imprimindo na nossa instituição uma rotina de trabalho e planejamento alinhada com documentos institucionais internos e externos, onde ficam claras as competências e responsabilidades de cada setor, de cada órgão, de cada gestor para a materialização das ações e metas. A cada ano temos ganhado maturidade de planejamento institucional e os resultados já estamos colhendo, com a ideia da corresponsabilização de toda a comunidade acadêmica”, destaca a professora Cicília Maia, que faz parte, com a professora Mayra Rodrigues, do Escritório Setorial da Seplan.

Cicília Maia e Mayra Rodrigues entregaram a Agenda de Prioridades ao reitor Pedro Fernandes e à vice-reitora Fátima Raquel

Para uma melhor pactuação de resultados, a agenda está dividida em quatro grandes eixos: Política de Gestão, Projeto Pedagógico Institucional, Avaliação e Comunicação. Durante a reunião, também foi ressaltada a importância do Mapa Estratégico da UERN 2016-2026.

A servidora Carmem Sousa foi facilitadora da reflexão sobre o Mapa Estratégico utilizando o Life Cycle Canvas

Fotos: Wilson Moreno