Plandites promove Aula Aberta na próxima sexta-feira

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) do Campus Avançado de Pau dos Ferros promove, na próxima sexta-feira (29), em seu canal no YouTube, uma aula aberta com o tema “Educação do campo e educação contextualizada em sintonia: estudos e vivências do norte e nordeste”.

A iniciativa é uma atividade da disciplina Educação no Contexto do Semiárido, ministrada no Plandites pela professora Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos.

A aula será ministrada pela professora Dra. Maria Bárbara da Costa Cardoso e pelo professor Dr. Cícero Nilton Moreira da Silva, sob a mediação da professora Dra. Simone Cabral.

A professora Maria Bárbara trará para o debate questões sobre território educativo e saberes ribeirinhos quilombolas no contexto amazônico, proporcionando um excelente momento para conhecimentos de práticas, estudos e vivências da educação do campo no Norte do país; já o professor Cícero Nilton debaterá sobre os estudos e as vivências na área da educação contextualizada no semiárido nordestino, por meio de pesquisas e produção de material educativo.

As inscrições para aula poderão ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/198oL23p6M9Znc-WeGbDqD8oUAjARHy3JwM5x-rvoFiI/edit

Currículo resumido dos ministrantes da aula:

Maria Bárbara da Costa Cardoso: Doutora em Educação(UFPA-2020). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Amazônia (GEPERUAZ). Pesquisadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação do Campo (GEPESEED). Membro do Fórum Regional de Educação do Campo Tocantina II (FORECAT). Membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Professora e Coordenadora do Ensino Fundamental SEMEC/Abaetetuba (Pará).

Cícero Nilton Moreira da Silva: Doutor em Geografia (UFC). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Docente do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), ambos da UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros.

Mediadora – Simone Cabral Marinho dos Santos: Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado de Pau dos Ferros.