Pinacoteca da UERN será revitalizada

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), irá revitalizar a Pinacoteca José Gurgel. O espaço para a exposição de quadros de artistas potiguares será na Reitoria da instituição.

“A idéia é criar um ambiente para exposição de pinturas, poesia, lançamento de livros e outras manifestações culturais”, adianta o Pró-Reitor Etevaldo Almeida, acrescentando que, além do corredor onde ficarão expostos os quadros, o projeto estabelece o uso do pátio da Reitoria, cujo prédio foi restaurado, com preservação dos traços arquitetônicos. Mesmo o espaço da Reitoria para a mostra cultural sendo permanente, a expectativa da PROEX é promover exposições itinerantes nos Campi Avançados da UERN.

O projeto de revitalização da Pinacoteca inclui a criação de uma agenda cultural, que deverá ser elaborada com a participação dos artistas locais. Eles serão convocados pela Universidade para apresentar sugestões que marcarão esse resgate cultural que a instituição espera concretizar nos próximos meses. “A orientação do reitor Pedro Fernandes é envolver a classe artística e a sociedade nesse projeto”, afirma o professor Etevaldo Almeida.

A previsão é que a solenidade de revitalização da Pinacoteca seja em agosto. Até lá, a comissão criada pela UERN com servidores da PROEX, Agência de Comunicação (AGECOM), Cerimonial e representantes da comunidade: Meire Esther Cantídio Fernandes (ex-diretora do Teatro Municipal Dix-huit Rosado) e Marieta  Oliveira (Ex-grupo Vina) e outros artistas de Mossoró e do Estado, irão discutir toda a programação que marcará os 48 anos da UERN e os 30 anos de estadualização da Instituição.