PIBID SELECIONA ALUNOS E PROFESSORES

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lançou edital à seleção de professores e de alunos matriculados em cursos de licenciatura nas áreas de Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática – do Campus Central – bem como de Filosofia (Campus de Caicó) e Letras com habilitação em Língua Portuguesa, do Campus de Pau dos Ferros. A seleção é para bolsistas, no caso de alunos, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promovido com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os bolsistas atuarão nas Escolas Estaduais participantes do PIBID:  Centro de

Educação Integrada Prof. Eliseu Viana, Escola Estadual Prof. José de Freitas Nobre, Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, localizadas em Mossoró-RN; Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas, localizada em Pau dos Ferros-RN e Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada em Caicó-RN.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID promovido pelo MEC/CAPES/FNDE vem atender ao plano de metas “Compromisso de Todos pela Educação”, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

nacional para 6, até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas onde o IDEB está abaixo da média nacional, que é de 3,8.

A bolsa terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período e tendo o seu início previsto para o mês de maio de 2010. A liberação das bolsas está condicionada à disponibilização dos recursos por parte da CAPES/FNDE/MEC. O aluno selecionado terá uma bolsa de R$ 350,00 mensais, destinada ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos referentes às atividades rotineiras desenvolvidas pelo bolsista no programa.

As inscrições podem ser feitas no período de 5 a 7 de abril e deverão ser efetuadas através de formulário próprio, na Secretaria das Unidades Universitárias (FANAT, CAMEAM e CAS) de vinculação do subprojeto, no horário das 7h às 11h e das 19h às 22h.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível na secretaria da Unidade Universitária); uma foto 3×4 recente; cópias dos documentos de identidade e CPF; cópia do comprovante de matrícula 2010.1; cópia do comprovante de quitação da última eleição; histórico Escolar atualizado; plano de acompanhamento de estudo da matriz curricular de vínculo, devidamente assinada pelo orientador do curso e pelo candidato; cópia do histórico escolar da educação básica; curriculum acadêmico devidamente comprovado; cópia do comprovante de renda de todos os membros familiares, podendo ser declaração de pró-labore, último contracheque ou Declaração do Imposto de Renda do último ano de todos os integrantes da família. Também deve apresentar comprovante de residência: cópia de fatura de água, energia elétrica ou telefone, referente ao último mês. Se casa alugada, contrato de locação ou último recibo pago.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor João Batista Xavier, será disponibilizado um total de 104 bolsas para alunos de graduação, distribuídas para os cursos supracitados de acordo com o quadro abaixo:

Física – Campus Central 18 vagas

Química – Campus Central 18 vagas

Ciências Biológicas – Campus Central 18 vagas

Matemática – Campus Central 20 vagas

Filosofia – Campus de Caicó 10 vagas

Letras (Português) – Campus de Pau dos Ferros 20 vagas

Informações adicionais podem ser obtidas na PROEG, no Campus Central, ou pelo telefone 3314-2162, bem como nas secretarias dos cursos para os quais foram abertas as vagas.

Para professores, a duração da bolsa também será de 12 meses. A liberação das bolsas está condicionada à disponibilização dos recursos por parte da CAPES/FNDE/MEC. O valor é de R$ 600,00 mensais, destinada ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos referentes às atividades rotineiras desenvolvidas pelo supervisor no programa.

Será disponibilizado um total de 14 bolsas para professores supervisores, distribuídas para os cursos supracitados de acordo com o quadro abaixo:

Centro de Educação Integrada Profº Eliseu Viana

Química – 1 vaga

Matemática – 1 vaga

E. E. Profº José de Freitas Nobre

Química – 1  vaga

Matemática – 1 vaga

E. E. Profº Abel Freire Coelho

Química – 1 vaga

Biologia – 1 vaga

E. E. Profª Maria Edilma de Freitas (Pau dos Ferros)

Letras/Português – 2 vagas