...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PIBID e RESPED contribuem para aproximar alunos de licenciatura da prática docente

No intuito de contribuir, melhorar e fortalecer a educação básica em todo o Estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolve dois importantes programas para a formação teórico-prática dos alunos de licenciatura: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (RESPED).

Os programas são promovidos pela Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e têm como principal objetivo proporcionar aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, o PIBID e o RESPED são dois programas formativos de grande importância para a sociedade norte-rio-grandense. “Eles atuam na formação de alunos por meio da inserção prática envolvendo alunos, professores da UERN e preceptores das escolas”, informa. A ideia é possibilitar um processo de interação entre Universidade e escolas da educação básica.

“Outro aspecto importante dos programas é a aproximação da Universidade com as escolas, cuja relação tem sido muito bem avaliada pelas instituições contempladas com as atividades do programa, valorizando o papel da UERN e o trabalho realizado pelos alunos e coordenadores de área, à medida que promovem formação continuada em serviço para os professores supervisores das escolas que acompanham os pibidianos”, declara o coordenador institucional do PIBID, Allan Solano.

Atualmente, 30 escolas em 11 municípios em todo o Estado são abrangidas com as ações dos dois programas. Além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas da UERN e melhorias na educação básica, os programas fortalecem a economia dos municípios abrangidos com a oferta de bolsas para os discentes envolvidos. Os programas distribuem uma bolsa mensal de R$ 384 mil. “Esse valor é bastante representativo para os alunos participantes do programa, que em sua maioria vivem em cidades inseridas em um contexto socioeconômico não muito favorável”, observa o pró-reitor.

O PIBID e o RESPED ainda contribuem para a captação de recursos através de editais externos. De acordo com o pró-reitor Wendson Dantas, os dois programas juntos captaram mais de R$ 9 milhões para a UERN.

RESPED

Coordenadora institucional do programa, a professora Meyre-Ester Barbosa informa que estão envolvidos nas ações 37 docentes orientadores, 78 professores preceptores e 655 alunos residentes do Campus Central e dos Campi Avançados de Assú, Patu e Pau dos Ferros. O projeto atende 39 escolas dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Portalegre, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, Mossoró, Encanto e Assú.

PIBID

De acordo com o coordenador institucional do PIBID, Allan Solano, entre bolsistas e voluntários, o programa envolve 23 coordenadores de áreas, 45 supervisores e 421 alunos de iniciação à docência. As atividades são desenvolvidas nas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú, Caicó e Patu.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support