...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PIBID e RESPED abrem trabalhos no CAMEAM/UERN

O Programa de Iniciação à Docência – PIBID – e o Programa de Residência Pedagógica – RESPED – realizaram abertura dos trabalhos no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM -, Campus de Pau dos Ferros. O evento contou com coordenadores de área do PIBID, supervisores, discentes bolsistas e voluntários, os docentes orientadores do RESPED e os discentes residentes, professores das escolas (preceptores), bem como a comunidade acadêmica do CAMEAM.

A abertura se deu com a palavra do diretor do CAMEAM, professor Jailson José. Em seguida, os docentes do PIBID e do RESPED apresentaram seus subprojetos, os quais serão desenvolvidos junto aos cursos de Letras-Inglês, Educação Física, Geografia, Letras-Português e Letras-Espanhol (RESPED); e os cursos de Letras-Espanhol, Educação Física, Geografia e Pedagogia (PIBID). O evento de abertura culminou com mesa-redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular.

A coordenadora de área do PIBID, Educação Física CAMEAM e do evento de abertura dos trabalhos, professora Ione Silva, lança um olhar metafórico e de esperança: “Os fios já estão conectados entre alunos, professores e escola em um verdadeiro emaranhado. Ao final, a beleza será revestida em uma das mais belas obras de todo o caminhar: a paixão por ensinar e o amor em ser professor.”

Enquanto que a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Francisca Ramos Lopes, enfatiza a importância do RESPED e do PIBID no contexto do aniversário da Universidade: “50 anos da UERN! Nossa IES, socialmente referenciada, aderiu aos programas PIBID e RESPED. Ambos são relevantes para a IES e para o processo de formação dos acadêmicos. A UERN insere os acadêmicos nas práticas educacionais, mantém relação direta com as Escolas da Educação Básica e Secretarias de Educação, além de motivar o aluno por meio de bolsas que, em algumas situações, são primordiais para sua permanência na IES. Os acadêmicos vivenciam in loco a realidade educacional e aprendem a lidar com vários desafios de uma sala de aula, antes da primeira experiência profissional.

A pró-reitora destaca que os projetos PIBID e RESPED são significativos no processo de interação entre Universidade e Escolas da Educação Básica, parabeniza a UERN pela adesão, a dedicação dos departamentos envolvidos, aos nossos docentes e discentes, bem como as escolas da educação básica, parceiras nos trabalhos.

O Campus Central e os demais Campi também terão a abertura dos trabalhos do PIBID e do RESPED, durante o mês de outubro, buscando promover a proximidade da UERN junto aos contextos nos quais desenvolvem suas ações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support