PETCIS inicia comemorações dos 30 anos com mesa-redonda

O Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (PETCIS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora 30 anos com uma programação especial. Na tarde de hoje, 14, foi realizada uma mesa-redonda de abertura, de forma remota, tratando “A experiência tutorial no Petcis/Uern: Expectativas, desafios e contribuições”.

O PETCIS é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Fazendo a moderação do evento, a professora Dra. Eliane Anselmo parabenizou os ex-tutores e alunos, falou a respeito da responsabilidade e orgulho de ser atualmente tutora do Programa.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Dr. Wendson Dantas, destacou que o Petcis contribui para a formação mais ampla, fortalece a permanência e diminui os índices de evasão, além de estreitar os laços entre universidade e sociedade.

A professora Dra. Josélia Carvalho, coordenadora do setor de Programas Formativos da Uern, lembrou que estamos vivendo um tempo de perdas socioeconômicas e grupos como o Petcis são importantes para orientar as pessoas, especialmente os discentes, a fazer melhores leituras acerca da situação sócio-política-econômica pela qual estamos passando.

Para o diretor da Fafic, professor Me. Wiliam Coelho, os egressos têm levado o nome do curso, da faculdade e da Uern para além dos muros, com a excelência da educação.

A chefe de Departamento, professora Terezinha Cabral, ressaltou o momento de alegria e comemoração por uma história de desafios e conquistas, um programa se aprende a amar, que constrói debates, discute teorias e impacta a vida de muitas pessoas.

Aécio Cândido, professor aposentado da Uern e atual presidente do Conselho Estadual de Educação, fez um retrospecto da história dos programas de educação tutorial nas universidades brasileiras, relembrou seu tempo enquanto tutor e parabenizou a marca de três décadas alcançada pelo grupo uerniano.

A professora Dra. Maria Cristina Barreto iniciou sua fala apresentando depoimentos de ex-petianos sobre suas participações e a importância do Petcis nas suas formações pessoais, acadêmicas e profissionais.

O professor Dr. Ailton Siqueira destacou que são 30 anos de formação intelectual, profissional, humana e cientifica promovida pelo programa da Uern.

Confira a programação completa: