PET em Enfermagem inicia semana de comemoração pelos 30 anos de existência

O Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (Petem) da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou, na tarde de hoje, 29, a semana de comemoração pelos seus 30 anos de existência. A programação segue até quinta-feira, 02 de dezembro, com roda de conversa, curso e lançamento de uma cartilha e de um livro.

Com o tema “30 Anos Petem: Vivências, Saberes e Práticas no Curso de Enfermagem da Faen/Uern”, o evento pretende reunir egressos, atuais integrantes, bolsistas, não-bolsistas e ex-tutores para promover discussões sobre as vivências, saberes e inúmeras práticas realizadas pelo Programa ao longo desses 30 anos.

Na fala de abertura, a professora Dra. Suzana Carneiro, atual tutora do Petem, parabenizou as tutoras que a antecederam e a todos que fizeram parte ao longo das três últimas décadas.

“Estou na docência graças a esse Programa, que é um diferencial na formação de cada aluno. O Petem tem uma concepção que objetiva formar o aluno globalmente, elevando padrões científicos, éticos, técnicos, é um aprendizado diário para cada um de nós”, destacou.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Ms. Érica Louise, disse ter muita gratidão ao Petem desde quando foi aluna na graduação. “Faz parte da minha história pessoal e profissional”, completou.

O professor Dr. Lucídio Clebeson conta que nunca foi integrante, mas sua formação foi impactada pelas atividades do Petem.

A reitora da Uern, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, destacou que o legado do Programa extrapola os limites da sala de aula, da própria Universidade, e chega à sociedade de importantes maneiras.

“Enquanto Uern, temos o desafio de entregar à sociedade profissionais comprometidos, com papéis de liderança, compromissados em resolver os problema sociais e isso, sem dúvidas, o Petem faz muito bem”, comentou.

Para a aluna de Enfermagem, Larissa Gabrielly, “é uma honra estar comemorando esses 30 anos com pessoas especiais que passaram pelo Petem ao longo de todo esse tempo”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil @petemuern no Instagram.

Após as falas de abertura, foi iniciada a mesa “30 anos PETEM: Vivências, saberes e práticas no curso de Enfermagem da FAEN/UERN”.

Confira a programação completa na imagem abaixo: