...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PET Ciências Sociais promove palestra sobre jornalismo, história e ditadura militar nesta quinta-feira

O Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais (PETCIS) irá promover, nesta quinta-feira (5), a palestra “Jornalismo, história e ditadura militar no Brasil: Conversas sobre uma trajetória de pesquisa”. A palestra será proferida pelo professor André Bonsanto, bolsista de pós-doutorado e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), e acontecerá às 8h, na sala do PETCIS, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Durante o evento, o professor abordará, entre outros pontos, as pesquisas que realizou durante o mestrado e o doutorado, nas quais problematizou os campos da Comunicação e da História, com foco no contexto da ditadura militar no Brasil.

“Nesses trabalhos, sempre procurei responder de que forma o jornalismo tem se utilizado da história e da memória dos acontecimentos sobre a ditadura, não apenas para circunscrever uma ‘verdade’ sobre estes acontecimentos no tempo, mas com o intuito, direta ou indiretamente, de legitimar as suas próprias histórias e a autoridade daquilo que podemos chamar de um ‘jornalismo profissional’ no Brasil”, destaca André Bonsanto.

O professor abordará ainda o papel do jornalismo diante da chamada “era da pós-verdade” e do embate recente pela legitimação de “verdades” referentes à ditadura, bem como as possibilidades de pesquisa com foco nas aproximações teórico-metodológicas entre os campos da Comunicação e da História.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support