...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pessoas com Deficiência: Acessibilidade Enquanto Direito Fundamental é tema de Defesa de Monografia

O aluno de curso da Faculdade de Direito (FAD), do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), José de Oliveira Lima, abriu na manhã desta terça-feira, 15, a Semana de Defesa de Monografias da FAD, no Campus Central, com a apresentação do tema “Pessoas com Deficiência: Acessibilidade Enquanto Direito Fundamental”. Ele recebeu nota 10 da banca examinadora. O seu orientador foi o professor Júlio Talles de Oliveira. Os trabalhos contaram também com a participação das professoras Clédina Fernandes e Daniela Cabral.

Segundo a Coordenadora da Prática Jurídica da UERN, Karoline Cabral, a Semana de Defesa de Monografias da FAD se estenderá até sexta-feira, 19, na sala de Pós-Graduação da FAD e no Núcleo de Práticas Jurídicas. O aluno José de Oliveira Neto, o primeiro a apresentar o seu trabalho nesta Semana de Monografias, foi muito prestigiado pelos alunos, professores e familiares. Na oportunidade, ao receber o resultado do trabalho apresentado, ele destacou que a defesa da monografia foi uma oportunidade única, um tema, que para ele é muito importante, porque tratou de uma questão que convive no seu cotidiano. “Sou tetraplégico há 28 anos e sei o tamanho da dificuldade em ter o direito a acessibilidade. E o meu trabalho foi exatamente baseado nesse problema, o da acessibilidade como direito fundamental, já que é um direito garantido constitucionalmente, mas que na verdade não tem muita efetividade”.

O aluno José de Oliveira Lima reclama que as pessoas não respeitam, embora existam as leis que disciplinam o tema da acessibilidade, e citou o exemplo das vagas para pessoas com deficiência, que são sempre ocupadas por pessoas que não são possuem nenhum tipo de deficiência e que não se preocupam com a situação de quem não tem a mobilidade normalizada.

Em relação ao trabalho apresentado por ele, declarou que foi uma chance importante para que pudesse expressar com mais amplitude esse tema da acessibilidade e também de um grande aprendizado. “Além de ser uma atividade que valeu como uma disciplina, a última do curso de Direito, ela tem essa importância fundamental, por isso, porque me fez aprender, e a partir de agora, eu ser um multiplicador, trabalhando para divulgar os direitos da pessoa com deficiência, sobretudo no que diz respeito ao direito à acessibilidade”, disse.

Para o orientador da monografia, professor Júlio Talles, foi muito importante, para a instituição e para o corpo docente, participar desse momento tão importante na vida de José de Oliveira Lima, como aluno e como cidadão, trazendo um tema da acessibilidade das pessoas com deficiência. Lembrou que esse tema trouxe uma visão mais ampla para professores, alunos e comunidade. E demonstrou que ainda é necessário mudanças, há muito a ser feito para que as pessoas com deficiência possam ter a efetivação dos seus direitos fundamentais, como determina a própria Constituição e todas as leis que do país.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support