...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisadores do PPGCISH publicam artigo sobre educação indígena em revista da FGV

Discutir a existência e resistência de povos indígenas no Rio Grande do Norte é um dos principais objetivos do artigo “Coisa de índio: Educação Escolar Indígena no Catu dos Eleotérios – RN”, publicado na revista Mosaico, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ. O texto é resultado de estudos dos mestres Guilherme Luiz Pereira Costa e José Alberto da Silva, orientados pela Profª. Drª. Ana Maria Morais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/UERN). 

Trata-se de uma análise sobre o Movimento Indígena Brasileiro, com ênfase no Rio Grande do Norte, na defesa uma educação específica, diferenciada e bilíngue ofertada nas comunidades. Para o artigo, foi utilizado entrevistas e relatórios de aula de campo ao Catu dos Eleotérios, primeira comunidade do respectivo estado a concretizar uma educação escolar indígena. 

A proposta do artigo é apresentar a importância da escola indígena como instrumento para a superação da invisibilidade e discriminação da cultura indígena, historicamente construídas pelo contato com uma cultura dominante, segundo informa um dos autores, Guilherme Costa.

A ideia de desenvolver estudos referente ao tema surgiu quando Guilherme Costa e José Alberto, enquanto alunos do curso de Ciências Sociais da UERN, participaram de uma aula de campo na comunidade indígena Catú dos Eleotérios, em Canguaretama-RN. “A partir dessa visita, começamos a nos interessar sobre a temática”, revela Guilherme. 

Com base nas pesquisas sobre a comunidade indígena, os pesquisadores apresentaram trabalhos em evento, José Alberto publicou um livro a respeito do assunto, além disso, os dois construíram seus projetos de pesquisa que foram aprovados no PPGCISH, em 2018.

“A colaboração com a professora Ana Morais surge enquanto alunos de Ciências Sociais, quando ela ministrou a disciplina Movimentos Sociais. Foi nesse momento que conseguimos aliar nossos interesses de pesquisa: as mobilizações dos povos, a temática indígena e a educação escolar indígena. Nosso trabalho possibilita visualizar que pesquisas a respeito de povos indígenas também são desenvolvidos por pesquisadores da UERN”, destaca Guilherme Costa.

Confira o artigo aqui.

 Revista Mosaico 

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro. 

A publicação visa promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support