Pesquisadores da UERN são convidados pelo BNB para analisar o Programa de Microcrédito Agroamigo

Dois professores de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) receberam convite do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para analisar o Programa de Microcrédito Rural Orientado e Acompanhado (AGROAMIGO).

Foram escolhidos pelo ETENE, 10 pesquisadores da região Nordeste para analisar o AGROAMIGO, entre eles dois do Rio Grande do Norte, e da UERN: o professor Emanoel Márcio Nunes, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), e o professor Joacir Rufino de Aquino, do Campus de Assu. A finalidade foi elaborar artigos científicos e reunir discussões sobre a metodologia do Microcrédito para a Edição Especial da Revista Econômica do Nordeste, a REN, por ocasião dos 10 anos de criação e de operacionalização do AGROAMIGO na área de abrangência do Banco do Nordeste do Brasil.

A Edição Especial da REN com as contribuições dos pesquisadores foi lançada no dia 31 de julho de 2015, em Fortaleza, por ocasião do XXI Fórum BNB de Desenvolvimento, realizado na sede do BNB-Passaré. Uma versão com os 10 artigos já se encontra na página da REN (http://www.bnb.gov.br/ren-edicao-especial-2015-10-anos-do-agroamigo).

O convite do ETENE-BNB aos professores de economia da UERN é motivo de orgulho e representa um valioso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, os quais sempre trabalharam em pesquisas alinhadas com a temática do desenvolvimento. Na verdade, o Microcrédito operacionalizado pelo BNB através do AGROAMIGO é uma das cinco ações de Inclusão Produtiva de atribuição do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) da FACEM, este coordenado pelo Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes e sua equipe constituída por mais de 20 bolsistas. O NEDET coordena ações de um grande projeto da UERN, este convênio com o CNPq e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para promover a política nacional de desenvolvimento territorial em 4 territórios do Rio Grande do Norte: Açu-Mossoró, Sertão do Apodi, Alto Oeste Potiguar e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte.

O professor Joacir Rufino de Aquino é um estudioso que há anos pesquisa o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), com publicações com importantes em torno da temática do crédito voltado para a agricultura familiar. É um pesquisador devidamente capaz e credenciado para analisar o AGROAMIGO, já que este programa é uma metodologia criada pelo Banco do Nordeste do Brasil para atender os agricultores familiares do PRONAF B.

A Revista Econômica do Nordeste (REN), bem conceituada no Qualis da CAPES, é uma publicação editada pelo ETENE desde 1969, e destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para a formação e qualificação dos recursos humanos da região Nordeste e concorram para a constituição de base de informações acerca do desenvolvimento regional.