...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisadores da UERN participam de projeto de mapeamento da Covid-19 por georreferenciamento

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) integram uma força voluntária acadêmica multi-institucional que pretende criar um sistema nacional de georreferenciamento da Covid-19.

Fazem parte do projeto também profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade de São Paulo (USP).

Da UERN, trabalham no desenvolvimento dessa nova tecnologia os professores doutores Harold Ivan Angulo Bustos e Dario José Aloise, ambos do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT/UERN).

Além deles, José Washington Vidal Morais Neto, aluno do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade, participa do estudo.

A parceria foi proposta pelo professor Harold Bustos, com o objetivo de encontrar uma solução de tecnologia da informação para abordar a problemática da pandemia.

“O projeto surgiu da necessidade de encontrar uma solução de tecnologia da informação baseada em inteligência artificial capaz de monitorar, rastrear e mapear visualmente os surtos do coronavírus se espalhando pelo País”, conta o professor.

De acordo com Bustos, realiza-se o mapeamento por uma Interface de Programação Aplicada (API, na sigla em inglês), num sistema de georreferenciamento.

Os pesquisadores desenvolvem a ideia em duas etapas: a primeira, já concluída, consistia na construção da API; a segunda permitirá a inserção de algoritmos avançados de inteligência artificial para estimar modelos de previsão numéricos futuros dos mapas da Covid-19.

Vale ressaltar que a construção da API permite visualizar os mapas dos surtos do vírus em tempo real, e se conecta com a base de dados das secretarias de saúde dos estados.

Com isso, explica o professor Harold Busto, “permite-se mitigar ou mesmo evitar a ocorrência de desastres de saúde que possam atingir a grandes populações vulneráveis”.

Confira o projeto AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support