Pesquisadores da UERN estudam fabricação de produtos de higiene a partir de insumos alternativos

Diante da pandemia de COVID-19, pesquisadores do curso de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão buscando alternativas para a produção de produtos de higiene e limpeza a partir de produtos encontrados em locais de fácil acesso, como em supermercados.

Os pesquisadores fazem parte de um grupo de químicos (docentes, mestrandos e doutorandos de universidades públicas) do Piauí e do Rio Grande do Norte que estão buscando produzir sabão (líquido) para ser repassado à população mais carente destes Estados, que não têm ou passarão a não ter condição de adquirir produtos de limpeza necessários à diminuição da velocidade de crescimento do número de casos de COVID-19.

O sabão líquido produzido, associado a outros componentes que estão sendo testados, pode ser utilizado para o preparo de solução para desinfecção de locais de grande circulação de pessoas, como UPAs, hospitais de bairro e de pequenas cidades, e dos veículos públicos.

“A ideia é produzir essa solução desinfetante. Iremos iniciar os testes de todos esses procedimentos em dois laboratórios que irão atestar a eficácia desinfectante. Em seguida, precisaremos da contribuição para os insumos. O investimento é muito baixo e o benefício pode ser muito grande. Lá no Piauí, eles já estão contatando as empresas para fazerem doações. Já fizemos a fórmula, o próximo passo é testar nos laboratórios”, explicou Anne Gabriela Caldeira, professora do curso de Química da UERN.

Os pesquisadores também irão produzir vídeos tutoriais para que as pessoas possam fazer em suas próprias residências para consumo próprio ou para doação a pessoas e entidades que não têm acesso a esses produtos.