PESQUISADOR INSTITUCIONAL DIVULGA ROTEIRO-BASE PARA ENTREVISTAS

O Pesquisador Institucional da UERN divulgou roteiro-base para entrevistas sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2009), cuja prova será realizada dia 8 de novembro.

ROTEIRO-BASE PARA ENTREVISTAS
Programas de rádio e jornais

Pauta: Informações sobre o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes
ENADE 2009

O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Qual o objetivo do Enade?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O Enade é obrigatório?
Sim, porque de acordo com o SINAES o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Quais as áreas avaliadas no Enade 2009?
Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Quando será o exame?
O exame/prova do ENADE 2009 será aplicada no dia 08 de novembro de 2009 (domingo). Sites: www.uern.br e http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta/home.seam.
Os estudantes deverão apresentar-se ao local de prova, no dia 8 de novembro de 2009, às 12h15min (horário de Brasília), 11h15min (horário do Rio Grande do Norte) munido de documento oficial com fotografia, caneta esferográfica de tinta preta e cartão resposta ao questionário do estudante. Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário de Brasília), 12h (horário do Rio Grande do Norte).
A participação dos estudantes inscritos é importante para a avaliação do seu desempenho acadêmico, do seu curso, da sua instituição e da educação superior brasileira.
Quantos alunos da UERN irão participar do exame/prova dia 08/11/2009?
1.366 estudantes inscritos habilitados e 119 estudantes irregulares do ENADE de anos anteriores.

Em quais cidades haverá exame para os estudantes da UERN?
Assu, Alexandria, Areia Branca, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Patu, Pau dos Ferros e Umarizal.

Como os estudantes recebem a comunicação?
O Inep envia, via ECT, aos estudantes selecionados, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário socioeconômico a ser entregue no dia da prova.

O que o estudante deverá apresentar no dia e local do exame?
Para realizar o exame o estudante deverá portar os seguintes itens: Documento de identidade original; Comprovante de inscrição ou cartão de informação; 2 lápis pretos grafite no 2, apontador, borracha e caneta esferográfica de tinta preta; Folha de respostas do questionário socioeconômico devidamente preenchido.

Qual o procedimento quando o estudante não recebe o Cartão de Informação?
(1) O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante deverá informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do Inep: http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta/home.seam; Site da UERN: www.uern.br; ou 3º) no programa Fala Brasil – telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

(2) O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.

(3) O questionário socioeconômico, embora de grande importância para compor o perfil dos estudantes, é de participação voluntária. Aquele que não receber, ou optar por não respondê-lo deverá apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.

O que acontece com o estudante que faltar ao Exame/Prova?
O não comparecimento ao Exame/prova gera débito com o ENADE (componente curricular do curso, obrigatório) e ao término da graduação o estudante não terá direito a concessão do grau e receber o diploma. A justificativa da ausência poderá ser solicitada mediante comprovação através de documento devidamente autenticado e será julgada pelo INEP/MEC.

Quais são os cursos da UERN que estão participando do Enade 2009?

Clique aqui e veja a relação dos cursos que participam do Enade 2009