Pesquisador explica sobre o uso da nanotecnologia no setor alimentício

Alimentos impressos em 3D, melhoramento genético de sementes, proteínas alternativas feitas em laboratório e o uso da nanotecnologia são alguns dos caminhos que poderão levar à comida do futuro. Para explicar mais sobre os processos da nanotecnologia e o futuro dos alimentos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) transmitiu na tarde desta sexta-feira, 20, uma palestra com o Prof. Dr. Miguel Angelo Parente Ribeiro Cerqueira, do Intenational Iberian Nanotechnology Laboratory.

A nanotecnologia é uma ciência que se dedica ao estudo da manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, lidando com estruturas entre 1 e 1.000 nanômetros. Estudos buscam utilizá-la na indústria alimentícia, englobando vários processos, como produção, transporte, embalagem, distribuição de alimentos.

Há quatro anos, Miguel Cerqueira vem desenvolvendo estudos na área. Os alimentos modificados por nanotecnologia faz com que seus nutrientes cheguem de forma mais rápida e eficaz no organismo. No Intenational Iberian Nanotechnology Laboratory, os trabalhos nessa vertente são fundamentados em três grandes áreas: saúde bem-estar, sustentabilidade e urbanização.

Ele ilustra que na área de saúde e bem-estar os trabalhos têm como uma das propostas a modificação da estrutura do sal e do açúcar. “Ao quebrar as moléculas do sal, por exemplo, em nanoestruturas é possível ter uma maior absorção do sal ao ingerir”, diz, destacando que isso poderá refletir em uma redução no consumo de sódio.

Também são desenvolvidos trabalhos com lipídios, frutificação do alimento, desenvolvimento de embalagens inteligentes e que aumentam a vida útil do alimento, impressão 3D. “São muitas possibilidades da nanotecnologia. São alternativas que melhoram a sustentabilidade, a qualidade do alimento e reduz o desperdício. Um dos grandes desafios é mostrar ao consumidor que a nanotecnologia é segura”, diz Cerqueira.

A palestra sobre “A nanotecnologia e o futuro dos alimentos” fez parte da programação de encerramento da VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da (VIII SCTI/UERN), que teve como tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Ao longo da semana, foram apresentados os trabalhos de pesquisa e inovação desenvolvidos pela Universidade.

A VIII SCTI/UERN é promovida por meio das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Extensão (PROEX), a Semana agrega quatro eventos simultâneos: XVI Salão de Iniciação Científica (XVI SIC); IX Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (IX SIC EM); IX Encontro de Pós-Graduação; VII Encontro de Inovação e Empreendedorismo, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural.