Pesquisador da Universidade Autonoma de Madri ministra palestra na UERN

O Laboratório de Neurologia Experimental da UERN promoveu nesta terça-feira, 19 de julho, uma palestra com o professor Dr. Francisco Clasca, da Universidade Autonoma de Madri (UAM), da Espanha. O pesquisador é um dos principais cientistas da área de neurociência do mundo.

Aluno do professor Francisco Clasca num curso de pós-doutorado, o professor Dr. Rodolfo Lopes, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), considera essa palestra um importante marco e um avanço na internacionalização das pesquisas.

Muitos dos alunos que estão em recesso acadêmico, especialmente os estudantes do Mestrado em Saúde e Sociedade, retornaram à Universidade para prestigiar a palestra. O Reitor em exercício, prof. Aldo Gondim, deu as boas-vindas ao pesquisador e agradeceu a disponibilidade do professor em compartilhar seu conhecimento.

A Palestra teve como tema “Anatomia e Desenvolvimento dos neurônios multi-específicos do tálamo: implicações sobre as funções do córtex cerebral”.

Perfil Professor Dr. Francisco Clasca – Graduado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do País Vasco, tem doutorado em neurociência pela Universidade Autonoma de Madri (UAM) e pós-doutorado pelo Departamento of Brain & Cognitive Science of Massachusetts Institute of Tecnolog ( MIT), em Boston, EUA.

Atualmente é professor titular de Anatomia Humana na Faculdade de Medicina da UAM, e professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociência entre a UAM e o Instituto Cajal do CSIC. Sua linha principal de pesquisa é o estudo neuroatômico da estrutura celular e do desenvolvimento pós-natal em modelos animais dos circuitos neuronais que conectam o tálamo e o córtex cerebral. É editor associado de Advances in Anatomy, Embrology & Ceia e neuroanatomia Cell Biology, e de Frontiers is Systems Neurosccience.

Tem 22 anos de experiência no ensino de anatomia, embriologia e neuroanatomia humana na Faculdade de Medicina da UAM.