...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa sobre associação de catadores de recicláveis resulta em livro que tem lançamento nesta sexta, 27

“A Pesquisa-ação e a transformação social dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis” é o título de um livro publicado recentemente pela Editora Livraria da Físicas (SP), como parte da Coleção Futuro Sustentável e que tem como uma das organizadoras a professora Márcia Regina Farias da Silva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O lançamento vai acontecer nesta sexta-feira, 27, às 17h, em evento remoto realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e transmitido ao vivo pelo canal ODS Agenda 2030.

Nildo da Silva Dias (professor da Ufersa), Helen Flávia de Lima (professora do IFRN), Cleyton dos Santos Fernandes (doutorando do PPGF/Ufersa) e Francisco Souto de Sousa Júnior (professor da Ufersa) são os demais organizadores da obra.

Na primeira parte do livro, os autores descrevem em sete capítulos a metodologia e os resultados das ações da pesquisa desenvolvida na Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) – uma associação de catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis de Mossoró (RN).

Em uma análise situacional do contexto da pesquisa, a coleta seletiva era a única fonte geradora de renda para a Acrevi e, embora fosse uma atividade comprovadamente lucrativa, os seus associados enfrentavam dificuldades financeiras, pois, naquela ocasião, a renda mensal das catadoras era de apenas R$ 300,00, abaixo da pobreza extrema, conforme limite estabelecido pelo Organização Nações Unidas (ONU).

“Deste modo, a pesquisa-ação foi realizada visando soluções que promovessem o aumento da renda por meios da estruturação e gestão das atividades de coleta seletiva e, ainda, por ações de inovação voltadas para o empreendedorismo que, por meio da inovação e da aprendizagem coletiva, fomentassem a criação de outras oportunidades lucrativas na Associação. Além disso, o projeto realizou ações de educação ambiental, esporte e segurança alimentar e nutricional com filhos e netos de catadores”, explicou o professor Nildo Dias.

Na segunda parte do livro, segundo a professora Márcia Farias, os autores colaboradores apresentam uma discussão teórica mais ampla que envolve temáticas relativas ao gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil, a importância da coleta seletiva, a economia solidária em associações de catadores de materiais recicláveis, a educação ambiental, a segurança do trabalho e empreendedorismo.

Trata-se de um livro que apresenta os resultados de uma ação de pesquisa-ação e que pode fortalecer o debate sobre a importância de desenvolver pesquisas aplicadas nas universidades, objetivando a transformação social de grupos, como por exemplo, os catadores de materiais recicláveis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support