Pesquisa realizada pela UERN aponta que carnaval de Apodi movimentou mais de R$ 5 milhões

A viabilidade econômica do carnaval de Apodi, um dos mais famosos da região Oeste, foi comprovada em pesquisa realizada por professores e alunos da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM/UERN).

Na manhã desta sexta-feira (02), o relatório da pesquisa foi entregue oficialmente ao prefeito Alan Silveira, vice-prefeita Hortência Regalado e sua equipe, pelo reitor Pedro Fernandes, o coordenador da pesquisa, prof. Leovigildo Cavalcanti, a aluna Thayná Rodrigues e pela diretora da FACEM, professora Genivalda Cordeiro, dentre outros.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu a confiança da prefeitura de Apodi. “Uma pesquisa como essa contribui com a formação e inserção social da Universidade”, comentou Pedro Fernandes.

Conforme o prof. Leovigildo Cavalcanti, o carnaval de Apodi movimentou R$ 5.080.000,00 e gerou 483 empregos informais, atraindo um público superior a 82 mil pessoas. Outro dado que chama a atenção é a aprovação do esquema de segurança por 88% dos entrevistados.

Atuaram na pesquisa 13 estudantes e dois professores coordenadores. Além de apresentar em dados o impacto econômico do carnaval, os coordenadores da pesquisa aconselharam algumas medidas que podem contribuir com o crescimento do evento: “É importante trabalhar em três frentes: turismo, economia e comunicação. Quanto antes vocês divulgarem a programação melhor, assim, a rede hoteleira vai ser impulsionada”, afirmou Leovigildo.

“Fico feliz com o resultado. O estudo demonstra que o carnaval é viável para o município de Apodi. Com esse documento em mãos podemos trabalhar junto com a Câmara Municipal e captar recursos para o próximo ano”, afirmou o prefeito Alan Silveira, ressaltando que os dados serão apresentados durante audiência pública a ser agendada na Câmara Municipal de Apodi.