PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE INTENÇÃO DE VOTO DOS ALUNOS SERÁ APLICADA NO CAMPUS CENTRAL

Com o objetivo de aliar o conhecimento teórico à prática, um grupo de estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, sob a coordenação da  Profª. Marcela Amaral, realiza nesta quinta-feira, 21 de agosto, a aplicação de uma pesquisa de intenção de votos entre alunos e alunas dos primeiros períodos dos cursos do campus central da UERN.
A atividade faz parte da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa III, que integra a grade curricular do curso de  Ciências Sociais da UERN e tem como objetivo abordar os métodos e técnicas aplicáveis à PESQUISA QUANTITATIVA.
A professora Marcela Amaral destaca que a atividade trata-se de uma pesquisa acadêmica, sem qualquer vinculação partidária ou interesse político. A aplicação dos questionários terá início nesta quinta-feira,  dia 21 de agosto, nos períodos matutino e noturno, e prosseguirá na sexta-feira, dia 22.
Esta será a primeira fase de coleta de dados. A segunda fase será entre os dias 11 e 12 de setembro. Com isso, será possível comparar se a tendência de intenção de votos é a mesma ou se alterou no período entre os dois momentos de coleta de dados.
 Os questionários serão aplicados pelos alunos e alunas do 5º período do curso de  Ciências Sociais: Ailton Costa Lima, Daiana Celinaria Pereira de Souza, Francisca das Chagas França, Isnarde Leite Alves, Larissa Jamille de Azevedo Morais, Meirelúcia dos Santos Costa e Rodrigo Carlos da Rocha.
Aproveitando a oportunidade da pesquisa de intenção de votos, também serão feitas perguntas sobre a participação política dos jovens em Mossoró. O objetivo é que além da intenção de votos, alunas, alunos e professora possam desenvolver um artigo que aborde a problemática da participação e da cidadania na perspectiva da juventude.
Para que fosse construída a amostra, o grupo contou com o apoio do  DARE, que nos forneceu informações sobre o número de alunos matriculados, o número de vagas abertas no último vestibular, entre outras informações.

DISCIPLINA – A ênfase na pesquisa quantitativa é de extrema relevância para a formação dos/das pesquisadores/as das ciências sociais, tanto em função da própria formação acadêmica e do ganho de experiência prática em pesquisa, como também contribui para que sejam abertas novas possibilidades de inserção profissional do/da profissional desta área em órgãos e instituições que trabalham com pesquisa de opinião, recenseamentos e levantamentos de dados em geral.
A professora Marcela explica que o desenvolvimento da disciplina neste semestre buscou aprofundar os conhecimentos teóricos concernentes à pesquisa quantitativa, coleta, tratamento e análise de dados quantitativos, construção da hipótese de investigação, de amostras, índices, instrumentos de medidas, entre outros aspectos.

Mais informações:

Profª. Marcela Amaral
Graduada em Direito. Mestra e Doutoranda em Sociologia da Universidade de Brasília. Professora Substituta do Departamento de Ciências Sociais FAFIC/UERN

(84) 3315-2195- Departamento de Ciências Sociais/UERN

Iuska Freire – Agecom/UERN