...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE INTENÇÃO DE VOTO DOS ALUNOS SERÁ APLICADA NO CAMPUS CENTRAL

Com o objetivo de aliar o conhecimento teórico à prática, um grupo de estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, sob a coordenação da  Profª. Marcela Amaral, realiza nesta quinta-feira, 21 de agosto, a aplicação de uma pesquisa de intenção de votos entre alunos e alunas dos primeiros períodos dos cursos do campus central da UERN.
A atividade faz parte da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa III, que integra a grade curricular do curso de  Ciências Sociais da UERN e tem como objetivo abordar os métodos e técnicas aplicáveis à PESQUISA QUANTITATIVA.
A professora Marcela Amaral destaca que a atividade trata-se de uma pesquisa acadêmica, sem qualquer vinculação partidária ou interesse político. A aplicação dos questionários terá início nesta quinta-feira,  dia 21 de agosto, nos períodos matutino e noturno, e prosseguirá na sexta-feira, dia 22.
Esta será a primeira fase de coleta de dados. A segunda fase será entre os dias 11 e 12 de setembro. Com isso, será possível comparar se a tendência de intenção de votos é a mesma ou se alterou no período entre os dois momentos de coleta de dados.
 Os questionários serão aplicados pelos alunos e alunas do 5º período do curso de  Ciências Sociais: Ailton Costa Lima, Daiana Celinaria Pereira de Souza, Francisca das Chagas França, Isnarde Leite Alves, Larissa Jamille de Azevedo Morais, Meirelúcia dos Santos Costa e Rodrigo Carlos da Rocha.
Aproveitando a oportunidade da pesquisa de intenção de votos, também serão feitas perguntas sobre a participação política dos jovens em Mossoró. O objetivo é que além da intenção de votos, alunas, alunos e professora possam desenvolver um artigo que aborde a problemática da participação e da cidadania na perspectiva da juventude.
Para que fosse construída a amostra, o grupo contou com o apoio do  DARE, que nos forneceu informações sobre o número de alunos matriculados, o número de vagas abertas no último vestibular, entre outras informações.
 
DISCIPLINA – A ênfase na pesquisa quantitativa é de extrema relevância para a formação dos/das pesquisadores/as das ciências sociais, tanto em função da própria formação acadêmica e do ganho de experiência prática em pesquisa, como também contribui para que sejam abertas novas possibilidades de inserção profissional do/da profissional desta área em órgãos e instituições que trabalham com pesquisa de opinião, recenseamentos e levantamentos de dados em geral.
A professora Marcela explica que o desenvolvimento da disciplina neste semestre buscou aprofundar os conhecimentos teóricos concernentes à pesquisa quantitativa, coleta, tratamento e análise de dados quantitativos, construção da hipótese de investigação, de amostras, índices, instrumentos de medidas, entre outros aspectos. 
 

Mais informações:

Profª. Marcela Amaral
Graduada em Direito. Mestra e Doutoranda em Sociologia da Universidade de Brasília. Professora Substituta do Departamento de Ciências Sociais FAFIC/UERN

(84) 3315-2195- Departamento de Ciências Sociais/UERN

Iuska Freire – Agecom/UERN

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support