Pesquisa nacional mapeia o consumo dos meios de comunicação, com ênfase em plataformas digitais

A Rede Brasil Conectado, um grupo formado por pesquisadores de universidades de todo o país, lançou no dia 12 de agosto de 2014 o Questionário da Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência. O estudo mapeia o consumo dos meios de comunicação, com ênfase em plataformas digitais, para investigar as práticas, fluxos e rituais de jovens entre 18 e 24 anos na internet e pretende reunir as respostas de milhares de pessoas.

O questionário envolve perguntas sobre o uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, visando comparar resultados das diferentes regiões, a fim de conhecer a diversidade brasileira. A página do questionário está disponível no endereço eletrônico da Rede Brasil Conectado: www.redebrasilconectado.com.br.

A Rede é coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com equipes em 26 estados mais o Distrito Federal. No Rio Grande do Norte participam da Rede pesquisadores da UERN e UFRN.

Na UERN, a pesquisa é coordenada pela professora Marcília Gomes, a vice-coordenadora é a professora Ana Lúcia Gomes. Os estudos são conduzidos pelo Grupo de Pesquisa “Informação, Cultura e Práticas Sociais”, do Curso de Comunicação Social.

A pesquisa foi iniciada em 2012 e já mapeou as práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. O questionário que é a última etapa da investigação que pretende construir um mapa das relações entre os jovens e a mídia.

Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados em 2015. Informações: http://redebrasilconectado.wordpress.com/