...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa desenvolvida no Mestrado de Saúde da Uern vira livro

A Editora Dialética publicou o livro “Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Climatério e Menopausa: o que diz a ciência, o que sabem as mulheres”, obra desenvolvida a partir de pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Assinam o trabalho a discente Ana Katarina Dias de Oliveira e a docente Kalyane Kelly Duarte de Oliveira.

Para a aluna, trata-se de “Um reconhecimento do meu estudo, uma possibilidade de novos conhecimentos para profissionais da área, uma vez que essa fase da vida da mulher é pouco trabalhada nos serviços de saúde pública. Quem sabe uma porta que se abre para mais estudos sobre a temática”.

De acordo com a pesquisadora, “o estudo aborda o conhecimento que as mulheres têm sobre plantas medicinais e fitoterápicos para tratamento dos sintomas do climatério e menopausa. Isso representa uma possibilidade de tratamento fora da terapia de reposição hormonal que muitas mulheres têm receio, ou mesmo não têm indicação para essa terapia”.

Também se considerou a possibilidade de ampliação do acesso a esses tratamentos, uma vez que, tradicionalmente, a reposição hormonal se constitui como um procedimento caro, pouco acessível a grande parte da população feminina.

“Uma vez que as plantas e fitoterápicos podem ser uma alternativa mais natural e financeiramente mais acessível que a terapia hormonal”, acrescentou.

Ana Katarina registrou que fará a doação de um exemplar para o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), da Uern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support