...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa de mestrado analisa a precarização das condições de trabalho no jornalismo potiguar

“Extra! Extra! A precarização das condições de trabalho no jornalismo potiguar”. Esse é o tema da dissertação do mestrando Cláudio Palheta, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que será defendida nesta quinta-feira, 29, às 15h, no auditório da Faculdade de Serviço Social.

A pesquisa é orientada pela Profª. Dra. Fernanda Queiroz e coorientada pelo professor Ricardo da Silveira. Esta é a primeira defesa de dissertação do Mestrado em Serviço Social advinda de outra área que não é da assistência social. Cláudio Palheta é formado em Jornalismo pela UERN e direcionou seu estudo entre sua área de formação e o serviço social.“A escolha se deu pela afinidade teórica de pesquisa e também pela proximidade das grandes áreas, uma vez que a comunicação está próxima ao serviço social”, explica.

O estudo faz um mapeamento das principais expressões da precarização de trabalho no jornalismo. Para a pesquisa, foram analisados três jornais impressos diários de Mossoró e Natal. “Aplicamos questionários, conversamos com jornalistas para saber a rotina de trabalho, como eles se sentem em relação ao jornalismo e o que eles compreendem por precarização”, revela. A proposta é tentar compreender a visão dos jornalistas sobre a precarização.

“O jornalismo é uma profissão midiatizada, de destaque. Apresentar-se como jornalista é se colocar como relevância social e muitas vezes isso gera uma glamorização sobre as condições de trabalho, muitas vezes o profissional omite as condições de trabalho em nome de uma glamorização”, revela. A pesquisa parte da premissa de que há essa precarização. “Buscamos entender que precarização é essa e o que o jornalista entende por precarização”, diz.

A dissertação abre margem para a discussão sobre o trabalho do jornalista. “Eu e meu orientador entendemos que o estudo tem fundamental importância para compreender sobre o trabalho jornalístico. A pesquisa se apresenta como um documento que traz elementos concretos para que os novos jornalistas consigam entender a realidade da categoria na contemporaneidade”, afirma. O estudo propõe um debate sobre precarização, o debate sobre lutas de classe, sobre toda essa carga teórica do Serviço Social, fazendo uma interface com o jornalismo. “Buscamos entender quem é o personagem que está por trás da notícia”, declara Palheta.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support