Pesquisa de egresso do PMBqBM é capa da edição de outubro de publicação internacional

O egresso do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular -PMBqBM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Gabriel Sousa da Rocha, foi destaque no Journal of Chemical Neuroanatomy. O trabalho foi escolhido como capa da edição de Outubro da publicação internacional.

O estudo do mestre é “Effect of senescence on the tyrosine hydroxylase and S100B immunoreactivity in the nigrostriatal pathway of the rat”, traduzido significa “Efeito da senescência sobre a imunorreatividade da tirosina hidroxilase e S100B na via nigroestriatal do rato”.

Conforme Gabriel Rocha, a idea deste trabalho surgiu da necessidade de trazer uma descrição química e morfológica dos efeitos da senescência nos componentes anatômicos da via nigroestriatal (Substância negra parte compacta e striatum), via esta que é fundamental no controle da motricidade.

“O artigo publicado no Journal of Chemical Neuroanatomy foi fruto da minha dissertação de mestrado, sob orientação do professor Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, e desenvolvida no Laboratório de Neurologia Experimental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte associado ao programa multicêntrico de bioquímica e biologia molecular (PMBqBM-UERN). O diferencial desta pesquisa reside na análise de células da glia, além das células neuronais que já são bem descritas na literatura”, declara.

Ele informa que um dos principais achados do artigo foi a morte de células gliais na parte compacta da substância negra no grupo dos ratos idosos que, por sua vez, pode repercutir no funcionamento dos neurônios desta mesma região. “De maneira prática, esses resultados nos ajudam a entender os mecanismos que podem estar associados ao declínio motor observado em idosos. Apesar do desafio de executar o projeto dentro de um contexto de pandemia, o trabalho foi bem aceito pela comunidade científica, sendo escolhido como capa do mês de outubro da revista”, frisa.

O Journal of Chemical Neuroanatomy publica relatórios científicos relacionando os aspectos funcionais e bioquímicos do sistema nervoso com sua organização microanatômica. O escopo da revista concentra-se em relatórios que combinam abordagens microanatômicas, bioquímicas, farmacológicas e comportamentais.

O artigo está disponível aqui.