Pesquisa da UERN, UFERSA e Fiocruz fará um diagnóstico da situação de vida e saúde de famílias rurais do semiárido

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) tiveram um projeto aprovado junto à Fiocruz para realização de cooperação técnica e científica que viabilizará a pesquisa “Produção de indicadores para avaliação das condições de vida das famílias e acesso aos serviços de atenção primária em territórios do litoral e do sertão do Ceará e Rio Grande do Norte”.

O assunto foi discutido nesta terça-feira, 7, e contou com a presença da equipe da Fiocruz, da UERN e da UFERSA. A UERN foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes; a diretora da Faculdade de Enfermagem, Érica Louise; e a professora Andrezza Pontes, que integra o Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde, da FAEN/UERN.

A pesquisa tem como objetivo apresentar um diagnóstico da situação de vida e saúde de famílias e comunidades rurais do semiárido que moram no campo e no litoral. Inicialmente serão trabalhadas comunidades nas regiões de Apodi/RN e Icapuí/CE.

Os pesquisadores que estão à frente do projeto no RN são Andrezza Pontes (UERN) e Jennifer do Vale (UFERSA).